![]() |
São Godfried Daneels Quando era dono da Bélgica ajudou a destruir a credibilidade da Igreja. Agora, quer ensinar como fazer a coisa certa. |
O cardeal, acusado de encobrir casos de abusos sexuais de padres e até de um bispo, afirmou que não tem qualquer poder sobre outros bispos ou qualquer autoridade fora da sua propria diocese. Afirmou ainda que a Igreja precisa deixar sua mentalidade auto-centrada para poder lidar melhor com os casos de abuso.
Humm interessante. Parece que o cardeal quer socializar os prejuízo e, de alguma forma, limpar seu nome. Contudo essa estratégia parece não ter funcionado. Ah sr cardeal, essa não colou...
O que muitos católicos estão percebendo é que a nomeação de um bispo ortodoxo para a diocese mais progressista da europa irritou e muito o antigo "dono" - para usar o termo mais apropriado. O cardeal Daneels e o então Núncio para a Bélgica nunca engoliram a nomeação de Dom Leonard e estão dispostos a atrapalhar, de todas as maneiras possíveis, o trabalho de reconstrução da Igreja belga.
Contudo, os belgas têm muito claramente os nomes dos culpados e não estão dispostos a comprar o peixe vendido pelo arcebispo emérito. Ele tinha sim instrumentos muito eficazes para barrar padres e até bispos se preciso, mas preferiu seguir a linha do corporativismo episcopal.
E pensar que, por mais progressista que seja o Cardeal Daneels, foi ele quem apontou um dedo na cara de um Bispo brasileiro, acusando a CNBB de ter introduzido as respostas espúrias na Oração Eucarística, e dizendo que isso era um absurdo litúrgico. Parece que perto de alguns prelados da Terra de Santa Cruz, Daneels é tradicionalista!
ResponderExcluirO caso me foi contado por um padre americano que trabalhou na Congregação para o Culto Divino.
Rafael Brodbeck, faltou informar o nome desse brasileiro. É preciso nomear esse pessoal.
ResponderExcluir