Eu também pensei no filho pródigo, mas esses símbolos, como você bem observou, Vinícius, me deixaram confuso. Isso sem contar que a postura dos dois corpo sem face sugere beijo ou abraço.... É confuso.
Através de uma ferramenta nova do Google Imagens onde você pode enviar uma imagem e ele a compara com outras consegui chegar ao autor. É de Camilian Demetrescu. Ele é um pintor, escultor, escritro e estudioso da história da arte, segundo uma pesquisa rápida.
E o quadro é intitulado 'Anunciação': http://www.antonia-dinsuflet.be/basilica.htm
Creio que seja a misericórdia divina (expressado no abraço/filho pródigo) no centro do Cosmos, como se pode ver pelo zodíaco (pintar o zodíaco - que é diferente do horoscopo - faz parte da tradição iconográfica cristã: está presente no teto, na parede ou no piso de várias Igrejas antigas, tais como o mosteiro de são Bento de SP, a Igreja de São José em BH e no piso da Catedral de Sena/Italia).
Eminentíssimos cardeais Dom Josef Tomko, presidente-emérito do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais, e Dom Angelo Bagnasco, arcebispo-metropolitano de Gênova, ao lado esquerdo do Santo Padre.
Ok, solucionada a questão do misticismo, resta a questão: é abraço ou beijo? O fato é que são dois homens. Partamos sempre do pressuposto da inocência e do bem, mas que está estranho está. Eis o mal dessas pinturas modernas: elas nunca são o que os olhos veem.
De fato, não é precisa. Provavelmente deve ter todo "um significado artístico" que só o pintor conseguiria expor com precisão - uma das falhas da pintura moderna. Talvez os símbolos representem o "cosmos", o eterno, todo o universo. Talvez... Um prato cheio para teorias da conspiração.
O quadro não é uma pintura, mas sim uma tapeçaria, que apesar de não agradar o meu gosto, tem suas explicações. O autor é Camilian Demetrescu, um pintor, escultor, escritor e pesquisador da história da arte, nascido na Romênia em 1924 e exilado na Italia em 1969. Esta tapeçaria fazia parte de uma exposição chamada “Hierofania – a força do símbolo entre a esperança e o niilismo”, que foi realizada em Roma, na Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, de 16 de dezembro de 2004 a 15 janeiro de 2005. O título da obra não é “Anunciação”, mas sim “O Mandamento do Amor”. Assim a polêmica figura central não representa o filho pródigo, nem é nenhuma cena do Cântico dos Cãnticos, mas refere-se sim à passgem “amar ao próximo como a ti mesmo” (Lv 19, 18; 34; Mt 19,19; 22, 39; MC 12, 31; Lc 10, 27; RM 13, 9; Gl 5, 14; Tg 2, 8). Trata-se de uma grande tapeçaria, medindo 4,20 metros de comprimento por 2,50 metros de altura, dedicada ao tema do Amor , que o autor definiu como tendo “forte concepção pré-socrática, com o amor visto como a energia que une os corpos astrais, os átomos, o macrocosmo e o microcosmo, tudo nos dois polos da criação”. Os dois polos são : “visbilia et invisibilia”. O Zodíaco é presentação corrente nas igrejas, tanto como símbolo das constelações criadas, como do círculo do ano. Na figura há também o céu, os astros, as nuvens. Para Demetrescu “esta é uma questão fundamental, para o mundo de hoje, onde reencontra antigas histórias, um tempo patrimônio de memórias divididas, que reforçam no povo o sentimento de pertença e de uma origem superior e eleva o pensamento além das diferenças sociais e culturais, em direção à comunhão do Espírito”.
Em uma época em que muitoss católicos fecham os seus olhos para o escândalo ou tenta juntificá-los, melhor ficar com a opinião daqueles que realmente querem lutar por amor a Cristo Jesus:
Eu pensei à primeira vista na parábola do filho pródigo, mas depois reparei bem e...aquilo em volta do centro não são os símbolos do zodíaco?
ResponderExcluirParece o abraço do Pai no filho pródigo.
ResponderExcluirEu também pensei no filho pródigo, mas esses símbolos, como você bem observou, Vinícius, me deixaram confuso. Isso sem contar que a postura dos dois corpo sem face sugere beijo ou abraço....
ResponderExcluirÉ confuso.
Através de uma ferramenta nova do Google Imagens onde você pode enviar uma imagem e ele a compara com outras consegui chegar ao autor.
ResponderExcluirÉ de Camilian Demetrescu.
Ele é um pintor, escultor, escritro e estudioso da história da arte, segundo uma pesquisa rápida.
E o quadro é intitulado 'Anunciação': http://www.antonia-dinsuflet.be/basilica.htm
Creio que seja a misericórdia divina (expressado no abraço/filho pródigo) no centro do Cosmos, como se pode ver pelo zodíaco (pintar o zodíaco - que é diferente do horoscopo - faz parte da tradição iconográfica cristã: está presente no teto, na parede ou no piso de várias Igrejas antigas, tais como o mosteiro de são Bento de SP, a Igreja de São José em BH e no piso da Catedral de Sena/Italia).
ResponderExcluirObrigado Pércio
ResponderExcluirEminentíssimos cardeais Dom Josef Tomko, presidente-emérito do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais, e Dom Angelo Bagnasco, arcebispo-metropolitano de Gênova, ao lado esquerdo do Santo Padre.
ResponderExcluirTambém acredito que seja o filho pródigo abraçando o pai.
ResponderExcluirO anjo da direita está numa cena meio obcena...
ResponderExcluirOk, solucionada a questão do misticismo, resta a questão: é abraço ou beijo? O fato é que são dois homens. Partamos sempre do pressuposto da inocência e do bem, mas que está estranho está. Eis o mal dessas pinturas modernas: elas nunca são o que os olhos veem.
ResponderExcluirO Papa está sem óculos, não viu nada.
ResponderExcluirEngraçado que nem o pintor viu aí o filho pródigo, mas algumas pessoas sempre prontas a dizer bom o mau...
De fato, não é precisa. Provavelmente deve ter todo "um significado artístico" que só o pintor conseguiria expor com precisão - uma das falhas da pintura moderna.
ResponderExcluirTalvez os símbolos representem o "cosmos", o eterno, todo o universo. Talvez... Um prato cheio para teorias da conspiração.
Chaves disse:
ResponderExcluirO quadro não é uma pintura, mas sim uma tapeçaria, que apesar de não agradar o meu gosto, tem suas explicações.
O autor é Camilian Demetrescu, um pintor, escultor, escritor e pesquisador da história da arte, nascido na Romênia em 1924 e exilado na Italia em 1969.
Esta tapeçaria fazia parte de uma exposição chamada “Hierofania – a força do símbolo entre a esperança e o niilismo”, que foi realizada em Roma, na Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, de 16 de dezembro de 2004 a 15 janeiro de 2005.
O título da obra não é “Anunciação”, mas sim “O Mandamento do Amor”.
Assim a polêmica figura central não representa o filho pródigo, nem é nenhuma cena do Cântico dos Cãnticos, mas refere-se sim à passgem “amar ao próximo como a ti mesmo” (Lv 19, 18; 34; Mt 19,19; 22, 39; MC 12, 31; Lc 10, 27; RM 13, 9; Gl 5, 14; Tg 2, 8).
Trata-se de uma grande tapeçaria, medindo 4,20 metros de comprimento por 2,50 metros de altura, dedicada ao tema do Amor , que o autor definiu como tendo “forte concepção pré-socrática, com o amor visto como a energia que une os corpos astrais, os átomos, o macrocosmo e o microcosmo, tudo nos dois polos da criação”.
Os dois polos são : “visbilia et invisibilia”. O Zodíaco é presentação corrente nas igrejas, tanto como símbolo das constelações criadas, como do círculo do ano. Na figura há também o céu, os astros, as nuvens.
Para Demetrescu “esta é uma questão fundamental, para o mundo de hoje, onde reencontra antigas histórias, um tempo patrimônio de memórias divididas, que reforçam no povo o sentimento de pertença e de uma origem superior e eleva o pensamento além das diferenças sociais e culturais, em direção à comunhão do Espírito”.
Em uma época em que muitoss católicos fecham os seus olhos para o escândalo ou tenta juntificá-los, melhor ficar com a opinião daqueles que realmente querem lutar por amor a Cristo Jesus:
ResponderExcluirhttp://cumexapostolatusofficio.blogspot.com/2011/11/bento-e-o-cosmos-pan-cristao.html
Renato Lima
Bento XVI quer o fim da pena de morte:
ResponderExcluirhttp://www.ansa.it/web/notizie/rubriche/topnews/2011/11/30/visualizza_new.html_11988950.html
A cada dia que passa Bento XVI vai demonstrando que é contrário mesmo a veradadeira Igreja Católica, e quer criar uma nova igreja.
Renato Lima
E mais uma vez somos envergonhados diante dos cismáticos orientais, que são MESTRES NA ARTE SACRA ICONOGRÁFICA.
ResponderExcluirPedro H. M. Pelogia