quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estranha pintura no Vaticano

Alguém poderia me explicar essa pintura?

Papa Bento XVI recebe membros do Fórum Católico-Ortodoxo

16 comentários:

  1. Eu pensei à primeira vista na parábola do filho pródigo, mas depois reparei bem e...aquilo em volta do centro não são os símbolos do zodíaco?

    ResponderExcluir
  2. Eu também pensei no filho pródigo, mas esses símbolos, como você bem observou, Vinícius, me deixaram confuso. Isso sem contar que a postura dos dois corpo sem face sugere beijo ou abraço....
    É confuso.

    ResponderExcluir
  3. Através de uma ferramenta nova do Google Imagens onde você pode enviar uma imagem e ele a compara com outras consegui chegar ao autor.
    É de Camilian Demetrescu.
    Ele é um pintor, escultor, escritro e estudioso da história da arte, segundo uma pesquisa rápida.

    E o quadro é intitulado 'Anunciação': http://www.antonia-dinsuflet.be/basilica.htm

    ResponderExcluir
  4. Creio que seja a misericórdia divina (expressado no abraço/filho pródigo) no centro do Cosmos, como se pode ver pelo zodíaco (pintar o zodíaco - que é diferente do horoscopo - faz parte da tradição iconográfica cristã: está presente no teto, na parede ou no piso de várias Igrejas antigas, tais como o mosteiro de são Bento de SP, a Igreja de São José em BH e no piso da Catedral de Sena/Italia).

    ResponderExcluir
  5. Eminentíssimos cardeais Dom Josef Tomko, presidente-emérito do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais, e Dom Angelo Bagnasco, arcebispo-metropolitano de Gênova, ao lado esquerdo do Santo Padre.

    ResponderExcluir
  6. Também acredito que seja o filho pródigo abraçando o pai.

    ResponderExcluir
  7. O anjo da direita está numa cena meio obcena...

    ResponderExcluir
  8. Ok, solucionada a questão do misticismo, resta a questão: é abraço ou beijo? O fato é que são dois homens. Partamos sempre do pressuposto da inocência e do bem, mas que está estranho está. Eis o mal dessas pinturas modernas: elas nunca são o que os olhos veem.

    ResponderExcluir
  9. O Papa está sem óculos, não viu nada.

    Engraçado que nem o pintor viu aí o filho pródigo, mas algumas pessoas sempre prontas a dizer bom o mau...

    ResponderExcluir
  10. De fato, não é precisa. Provavelmente deve ter todo "um significado artístico" que só o pintor conseguiria expor com precisão - uma das falhas da pintura moderna.
    Talvez os símbolos representem o "cosmos", o eterno, todo o universo. Talvez... Um prato cheio para teorias da conspiração.

    ResponderExcluir
  11. Chaves disse:

    O quadro não é uma pintura, mas sim uma tapeçaria, que apesar de não agradar o meu gosto, tem suas explicações.
    O autor é Camilian Demetrescu, um pintor, escultor, escritor e pesquisador da história da arte, nascido na Romênia em 1924 e exilado na Italia em 1969.
    Esta tapeçaria fazia parte de uma exposição chamada “Hierofania – a força do símbolo entre a esperança e o niilismo”, que foi realizada em Roma, na Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, de 16 de dezembro de 2004 a 15 janeiro de 2005.
    O título da obra não é “Anunciação”, mas sim “O Mandamento do Amor”.
    Assim a polêmica figura central não representa o filho pródigo, nem é nenhuma cena do Cântico dos Cãnticos, mas refere-se sim à passgem “amar ao próximo como a ti mesmo” (Lv 19, 18; 34; Mt 19,19; 22, 39; MC 12, 31; Lc 10, 27; RM 13, 9; Gl 5, 14; Tg 2, 8).
    Trata-se de uma grande tapeçaria, medindo 4,20 metros de comprimento por 2,50 metros de altura, dedicada ao tema do Amor , que o autor definiu como tendo “forte concepção pré-socrática, com o amor visto como a energia que une os corpos astrais, os átomos, o macrocosmo e o microcosmo, tudo nos dois polos da criação”.
    Os dois polos são : “visbilia et invisibilia”. O Zodíaco é presentação corrente nas igrejas, tanto como símbolo das constelações criadas, como do círculo do ano. Na figura há também o céu, os astros, as nuvens.
    Para Demetrescu “esta é uma questão fundamental, para o mundo de hoje, onde reencontra antigas histórias, um tempo patrimônio de memórias divididas, que reforçam no povo o sentimento de pertença e de uma origem superior e eleva o pensamento além das diferenças sociais e culturais, em direção à comunhão do Espírito”.

    ResponderExcluir
  12. Em uma época em que muitoss católicos fecham os seus olhos para o escândalo ou tenta juntificá-los, melhor ficar com a opinião daqueles que realmente querem lutar por amor a Cristo Jesus:

    http://cumexapostolatusofficio.blogspot.com/2011/11/bento-e-o-cosmos-pan-cristao.html

    Renato Lima

    ResponderExcluir
  13. Bento XVI quer o fim da pena de morte:

    http://www.ansa.it/web/notizie/rubriche/topnews/2011/11/30/visualizza_new.html_11988950.html

    A cada dia que passa Bento XVI vai demonstrando que é contrário mesmo a veradadeira Igreja Católica, e quer criar uma nova igreja.

    Renato Lima

    ResponderExcluir
  14. E mais uma vez somos envergonhados diante dos cismáticos orientais, que são MESTRES NA ARTE SACRA ICONOGRÁFICA.

    Pedro H. M. Pelogia

    ResponderExcluir