O que isso faria a prática? A interpretação "DiNoia" afirma, com base nas novas e ainda desconhecidas disposições sobre o Motu Proprio, que a missa tradicional deve acontecer apenas nas comunidades paroquiais e onde há um grupo estável. Ok, é exatamente isso que diz o Summorum Pontificum! Mas se você pode fazer na paróquia, por que não num santuário, numa basílica ou no encerramento de um grande evento? Mistério...
![]() |
Catedral anglicana de York |
Outro evento que causará alegria ao mundo ligado ao Motu Proprio é a primeira missa tradicional em York, na catedral. A missa acontecerá pela gentileza do arcebispo anglicano de York e seu deão que emprestarão a catedral (que era católica e foi roubada pela realeza inglesa) de York para o evento. Ou seja, nesta catedral anglicana certamente não há grupo estável de fiéis que querem a missa tradicional, e por isso o evento seria, segundo as novas disposições sobre o Motu Proprio, ilegal.
Para nossa sorte os bispos brasileiros não estão muito ligados com os acontecimentos do orbe tradicionalista internacional, por isso o estrago feito pelo Efeito DiNoia podem acabar restritos apenas aos EUA e europa. Mesmo assim é uma pena.
Mais tribulações?
ResponderExcluirBem
Quem disse que seria fácil?
Aproveitando o ensejo, convido a todos que dêem uma olhada em meu blog, pois estou colocando alguns temas bem pertinentes, nesta época de quaresma:
http://regisaeculorumimmortali.wordpress.com/
Os bispos brasileiros PARECEM desligados, mas será mesmo que estão? Veremos, veremos...
Muito revelador essa sua postagem!
ResponderExcluirSerá que vem mais perseguição aos católicos fiéis a Sã Doutrina?
E se esses "novos ajustes" no Moto Proprio acontecer, é muito preocupante e bem revelador em saber que o clero modernista já tem contato com ele!
Veremos como isso vai acabar.
E REZEMOS MUITO!
Questo Di Noia è proprio noioso, e ci fa dormire e non leggere con atenzione il Motu Proprio che dice nell'art. 7, § 3º:
ResponderExcluirO pároco permita também aos fiéis e sacerdotes que o solicitem a celebração nesta forma extraordinária em circunstâncias particulares, como matrimônios, exéquias ou celebrações ocasionais, como por exemplo as peregrinações.
Essas coisinhas não são dignas de serem citadas.
Cuidemos de não fazer propaganda destas tentativas de bloquear a atuação do Motu Proprio.
Divulgue isto: http://www.newliturgicalmovement.org/2011/03/pontifical-mass-at-altar-of-chair-of-st.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+TheNewLiturgicalMovement+%28The+New+Liturgical+Movement%29