quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Ovo litúrgico

Publicado no blog Oblatvs (e no Fratres), sobre a publicação, em algumas semanas, de um novo Motu Proprio do Papa Bento XVI sobre um tema litúrgico. Nesse novo documento, segundo Tornielli, espera-se um redesenho das atribuições da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, tornando o dicastério puramente litúrgico, sem precisar lidar com processos canônicos.
O texto do Motu, também, daria uma espécie de pontapé inicial e oficial a um movimento de resgate litúrgico que, por enquanto, vem sendo feito apenas com exemplos do Papa. A restauração da sacralidade e, quem sabe, uma censura mais direta aos abusos litúrgicos são esperadas.
Não podemos contar com o ovo dentro da galinha ainda e o Vaticano é uma "galinha" que normalmente demora muito para colocar seus ovos. Summorum Pontificum levou 20 anos para sair, só para ter uma idéia.
Mas se o documento realmente não decepcionar as especulações, então ele será um passo decisivo e natural no processo de reforma da reforma. Essa reforma da reforma, com sua hermenêutica de continuidade é um plano abstrato que, até agora, só existe através de exemplo e de vagas declarações. Nada de substancial e oficial foi publicado nesse sentido e principalmente nada de legal foi publicado nesse sentido.
A maioria das pessoas olha o exemplo do Santo Padre em suas liturgias e não compreende ou, o que é pior, apenas acredita que aquela é a forma como as coisas são feitas em Roma e que, devido ao caráter coletivo da liturgia moderna, se pode fazer diferente (ou mesmo o oposto) em qualquer outro lugar, adaptando-se o culto ao gosto do freguês.
Vamos esperar para ver. O Vaticano tem esse costume de antecipar seus documentos através dos famosos vaticanistas, como Tornielli ou Rodari. É uma forma de medir a reação e ter uma idéia dos problemas que virão, providenciando uma resposta adequada antes que as perguntas apareçam.
Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...