quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pecador Arrependido ou um Eterno Progressista?

São Godfried Daneels 
Quando era dono da Bélgica ajudou a destruir a 
credibilidade  da Igreja. Agora, quer ensinar 
como fazer a coisa certa.
Acho interessante ver como alguns bispos ganham ou perdem a autoridade conforme a necessidade. As recentes declaraçoes do cardeal Daneels, primaz emérito da Bélgica, nos fazem pensar como a conveniência aliada a tradicional irresponsabilidade progressista podem chocar o mais otimista dos católicos.

O cardeal, acusado de encobrir casos de abusos sexuais de padres e até de um bispo, afirmou que não tem qualquer poder sobre outros bispos ou qualquer autoridade fora da sua propria diocese. Afirmou ainda que a Igreja precisa deixar sua mentalidade auto-centrada para poder lidar melhor com os casos de abuso.

Humm interessante. Parece que o cardeal quer socializar os prejuízo e, de alguma forma, limpar seu nome. Contudo essa estratégia parece não ter funcionado. Ah sr cardeal, essa não colou...

O que muitos católicos estão percebendo é que a nomeação de um bispo ortodoxo para a diocese mais progressista da europa irritou e muito o antigo "dono" - para usar o termo mais apropriado. O cardeal Daneels e o então Núncio para a Bélgica nunca engoliram a nomeação de Dom Leonard e estão dispostos a atrapalhar, de todas as maneiras possíveis, o trabalho de reconstrução da Igreja belga.

Contudo, os belgas têm muito claramente os nomes dos culpados e não estão dispostos a comprar o peixe vendido pelo arcebispo emérito. Ele tinha sim instrumentos muito eficazes para barrar padres e até bispos se preciso, mas preferiu seguir a linha do corporativismo episcopal.

2 comentários:

Rafael Vitola Brodbeck disse...

E pensar que, por mais progressista que seja o Cardeal Daneels, foi ele quem apontou um dedo na cara de um Bispo brasileiro, acusando a CNBB de ter introduzido as respostas espúrias na Oração Eucarística, e dizendo que isso era um absurdo litúrgico. Parece que perto de alguns prelados da Terra de Santa Cruz, Daneels é tradicionalista!

O caso me foi contado por um padre americano que trabalhou na Congregação para o Culto Divino.

Anônimo disse...

Rafael Brodbeck, faltou informar o nome desse brasileiro. É preciso nomear esse pessoal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...