quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Foto do dia - Pregador do Retiro Quaresmal de Francisco na Reforma da Reforma da Reforma

O Papa Francisco, que vem impactando a Igreja com seu estilo litúrgico "simples", já divulgou quem será o pregador do tradicional retiro de quaresma da Cúria Romana.
Mas antes...
Para aqueles que não sabem, durante alguns dias da Quaresma o Papa se retira com os membros da Cúria Romana em oração. Para estes momentos o Papa aponta um sacerdote ou religioso para conduzir e pregar.
Bom... O retiro será diferente dos tradicionais, que se realizavam sempre nas dependências do Vaticano. Francisco inovou (sic!) e levará os prefeitos e presidentes dos departamentos curiais, além dos secretários e sub-secretários, para uma residência na zona de Castelgandolfo.
Segundo a Rádio Vaticano "a decisão de realizar o retiro fora do Vaticano tem como objetivo assegurar um lugar reservado e silencioso, longe do local de trabalho habitual, para que cada um se possa assim dedicar com maior recolhimento aos exercícios espirituais".
E não é só isso...
Para pregar durante os cinco dias de retiro, o Papa Francisco escolheu um sacerdote da diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis. Abaixo uma foto do sacerdote romano celebrando a missa na Cripta do  SS.Crocefisso com paramentos "simples" e vasos de barro.


Aqui, na mesma cripta, o sacerdote pregador concelebrando.



Em Março, poucos dias depois da sua eleição, o Papa Francisco almoçou com Dom De Donatis. Acredito que neste mesmo dia o papa já comunicou ao sacerdote a escolha do seu nome como pregador, porque, como explicou o cardeal Maradiaga, nos primeiros dias de papado Francisco já tinha um plano de reforma completo e traçado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...