quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Padre é demitido por esquecer o Cânon




(InfoVaticana) O cardeal Eijk demitiu um sacerdote de Marrssen que pulou várias partes importantes da liturgia durante uma missa em abril. Na quinta-feira santa, o frei Harry Huisintveld (foto) celebrou a missa em Abcoude, mas de acordo com a Arquidiocese ele pulou várias pares da [liturgia da] Eucaristia. Não apenas o Kyrie, o Glória, as três leituras bíblicas, mas também se esqueceu do Cânon.

De acordo com a Arquidiocese de Utrecht isso é grave, já que a omissão impediu a transformação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo. Portanto, a missa não foi válida.

O Cardeal Eijk só tomou conhecimento do incidente alguns meses depois do ocorrido e decidiu não só demitir o sacerdote, mas também impor-lhe uma sanção impedindo de celebrar a eucaristia na paróquioa da São Juan de Doper.

O conselho da paróquia de São Juan de Doper em Stichtse Vecht, onde trabalha o Pe. Huisintveld, acredita que a pena foi muito severa. O Conselho escreveu uma carta onde explica que nunca foi a intenção do sacerdote violar o Direito Canônico.

***

Do comunicado oficial da Arquidiocese:

"[Substituir ou pular a Oração Eucarística '] é mais grave, uma vez que esta invalida a celebração da Eucaristia. Isso significa que os fiéis vieram para a celebração, para receber o Corpo de Cristo, em vão. A Eucaristia (que refere-se à última ceia de Jesus Cristo) é o sacramento mais importante, em que os fiéis celebram a sua unidade com Deus e entre si. Ainda mais doloroso, neste contexto, é o fato de que, na Quinta-feira Santa a Igreja Católica celebra a instituição do sacramento da Eucaristia e da instituição do sacerdócio. O Cardeal Eijk considera que os fiéis devem ser capazes de confiar em Missas válidas que estão sendo oferecidos nas igrejas da arquidiocese. Não é sem razão a instrução do Vaticano, Redemptionis Sacramentum, afirma que a omissão completa da oração eucarística deve "objetivamente ser considerado entre os assuntos graves [...], que coloca em risco a validade e dignidade da Santíssima Eucaristia.

A noção de Eucaristia como um sacramento onde "os fiéis celebram a sua unidade com Deus e entre si" é um pouco limitada e carece de complementação. Mas estamos falando dos Países Baixos! Então podemos dizer que essa noção de Eucaristia - que chega perto do significado completo, mas não totalmente - é uma afirmação ultraortodoxa!

Os veículos de informação locais já trataram de demonizar o arcebispo. Rezo para que o arcebispo não tenha se decepcionado com isso, buscado rever sua posição para agradar a imprensa. Já temos um bispo bem famoso que gosta de amaciar a doutrina em nome da popularidade pessoal!

Criado Cardeal por Bento XVI, no seu consistório de fevereiro de 2012, Dom Willem Jacobus Eijk é considerado um "ratzingeriano", sendo extremamente conservador quando comparado com os seus pares bispos. Foi membro da Congregação para o Clero e por muitos anos colaborou com a Comissão Teológica Internacional, sob a presidência de Ratzinger.

O termo "ratzingeriano", que até fevereiro deste ano era sinônimo de bispo fiel ao Papa, tornou-se sinal evidente de "persona non grata". A temporada de caça aos "ratzingerianos" já começou e espero honestamente que Dom Eijk não seja a próxima vítima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...