domingo, 19 de janeiro de 2014

Comissão de Investigação sobre Medjugorje conclui seus trabalhos

(Vatican Insider | Tradução Blogonicus) Um veredito sobre as aparições de Medjugorje não está muito longe. A comissão de inquérito sobre Mejugorje que foi criada em Março de 2010 e é presidida pelo Cardeal Camillo Ruini concluiu seu trabalho. Padre Federico Lombardi confirmou que a comissão realizou a sua última reunião na sexta-feira e os resultados do inquérito serão agora examinados pela Congregação para a Doutrina da Fé, liderada pelo prefeito Gerhard Müller.

Todo o material recolhido, as entrevistas com os videntes e muitas outras testemunhas, as histórias contadas pelas diversas pessoas envolvidas, relatórios de peritos e reflexões teológicas sobre as mensagens, foi resumido em um relatório final e repassado para a Congregação para a Doutrina da Fé para uma avaliação cuidadosa. O relatório será estudado juntamente com outros documentos que a Congregação reuniu ao longo dos anos.

Vatican Insider soube que a Comissão centrou-se principalmente na primeira fase das aparições. Não há aparentemente nenhuma prova de quaisquer truques, fraudes ou abuso da credulidade popular. No entanto, é bastante difícil para a Igreja formar um veredito definitivo sobre a natureza sobrenatural de um fenômeno que está em curso.

Dos seis videntes que relataram aparições em junho de 1981, quando eles ainda eram crianças ou em seus adolescentes, três afirmam que ainda vêem aparições diárias da "Rainha da Paz", ao mesmo tempo, todas as tardes, onde quer que estejam no nessa hora. Esses videntes são: Vicka (que vive em Medjugorje), Marija (que vive em Monza) e Ivan (que mora em os EUA, mas retorna à sua terra natal frequentemente) Uma quarta vidente Mirjana, vê uma aparição no segundo dia de cada mês.

O grande volume de mensagens circulando representa um problema para a Comissão. Da mesma forma a previsão de sinais sobrenaturais e segredos que os videntes se recusaram a partilhar, mesmo com as autoridades da Igreja.

Alguns dos membros da Comissão sublinharam a necessidade de uma mudança de ritmo na prestação de cuidados pastorais para milhões de fiéis que vêm a Medjugorje de todo o mundo. A Comissão e o próprio cardeal Ruini, graças à visitas de pessoas próximas a ele, têm notado que as pessoas realmente estão se convertendo à fé ou voltando para os sacramentos - o que a Igreja se refere  como frutos espirituais - de uma forma significativa.

Mas isso sozinho não faz uma decisão por parte da Igreja no que diz respeito à natureza sobrenatural das aparições. Na verdade, ao longo dos últimos meses, o Prefeito Müller advertiu os bispos dos EUA para manter um olhar atento sobre as reuniões realizadas por videntes de Medjugorje. Estas são muitas vezes reuniões públicas com muitas aparições na agenda. Durante a missa no último 14 de novembro, na Casa Santa Marta, o Papa muito eloquentemente disse que Maria é Mãe e "não é um agente postal dos correios enviando mensagens todos os dias". Estas palavras foram dirigidas a pessoas que se comunicam continuamente mensagens e profecias sobre o futuro.

O Bispo de Mostar, Ratko Peric, que também atende Medjugorje, é notoriamente cético sobre o fenômeno, como era seu predecessor. Depois, há o problema secular das relações entre o clero diocesano e os frades franciscanos da Herzegovinana época das aparições. Algumas soluções propostas no passado recente foram para restaurar a antiga diocese de Trebinje, de modo a remover Medjugorje do território da diocese de Mostar ou criar um santuário mariano, que seria gerido por um reitor de uma outra diocese.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...