terça-feira, 27 de maio de 2014

A Cruz que ofende os judeus. Papa Francisco teria ocultado a cruz peitoral?

"Você consegue identificar a diferença entre o Papa à direita e o Papa à esquerda?"

Quando Bento XVI visitou a Terra Santa surgiu uma polêmica em torno da cruz peitoral do pontífice e o seu uso em locais tradicionais para a comunidade judaica como o Muro das Lamentações. A comunidade judaica de Israel afirmou, na época, que Bento XVI precisaria remover a cruz peitoral para rezar junto ao Muro. O Papa Ratzinger não o fez e rezou com a cruz dourada pendendo ao peito.

Entretanto o Papa Francisco - aquele que dá bençãos "silenciosas" para não ofender aos não-cristãos - preferiu discretamente e de motu proprio dar uma disfarçada na sua cruz de ferro, ocultando-a na faixa da batina.

Não é nada sério! Dirão aqueles que justificam - sempre - os atos mais injustificáveis deste pontificado. Foi um acidente, viva o Papa, dirão outros. Não, não foi um acidente. Francisco é um homem de gestos milimetricamente calculados e acredito que isso está claro para todos. Diferentemente de Bento XVI, que entregava a sua mensagem através da escrita, Francisco governa por gesto, algo típico de um "peronismo clerical".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...