quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sínodo. Acredita-se num mini-golpe?

(Marco  Tosatti - Tradução Blogonicus) Parece que o "teorema Kasper" sobre a comunhão para os [católicos] divorciados e recasados, que será discutido no Sínodo dos Bispos no próximo outono [primavera no hemisfério sul, NdT] poderia encontrar grandes dificuldades. E para superá-las - segundo algumas vozes de excelente fonte - se estaria pensando numa modificação do regulamento do mesmo Sínodo a fim de reduzir a quantidade e qualidade da oposição.

No consistório que precedeu a nomeação dos primeiros cardeais do Papa Bergoglio, o cardeal Walter Kasper pode falar muito, primeiro expondo suas considerações para permitir os divorciados recasados o acesso à Eucaristia, apesar da doutrina da Igreja sobre a situação na qual se encontram e as palavras do Evangelho sobre o divórcio. Depois que muitos outros cardeais puderam se expressar, majoritariamente contrários, teve o privilégio de replicar. Mas enquanto a relação do Cardeal Kasper foi conhecida, não o foram as considerações dos opositores. Seria oportuno que fossem publicadas; muitas delas se encontram na secretaria do Consistório.

E é precisamente depois do consistório que se pensa em modificar as regras do Sínodo. De modo a não permitir a participação de um grande número de "chefes de dicastérios" da Cúria Romana. Agora, com base no regulamento vigente, os responsáveis pelos dicastérios romanos entram por direito no Sínodo dos Bispos. Mas além de todos os grandes cardeais diocesanos de todas as partes do mundo (Filipinas, Estados Unidos, África, Europa), é da parte deles [dos curiais] que se espera as maiores e mais bem fundamentadas dificuldades de caráter teológico e doutrinal sobre o teorema Kasper.

E assim começou a surgir a ideia de resolver o problema na raiz, limitando a presença dos chefes de dicastérios. Fica ainda a incógnita dos delegados de indicação pontifícia. Veremos se o Papa Francisco manterá, como fizeram seus predecessores, a uma linha de equilibrio, convidando personalidades de posições diferentes, ou se cederá a tentação de convocar um pelotão de entusiastas "kasperistas".

Um comentário:

Anônimo disse...

Já vi um golpe assim patrocinado por um Papa antes, em um certo Concílio...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...