quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Livros Espíritas


Ontem, quando deixava meu emprego, resolvi passar rapidamente numa livraria e por acaso vi a variedade de títulos espíritas nas prateleiras principais (livros da semana, destaques, mais vendidos, etc).

O que me chamou a atenção foram os "autores". Coisas do tipo João da Silva, ditado pelo espírito Clemente or Do Espírito de Janaína, psicografado por Raquel Laranjeira.

Sabe, o além túmulo deve viver um verdadeiro boom editorial ultimamente. Tem espírito baixando para escrever sobre tudo. O gozado é que não vem um espírito de um Vitor Hugo, de um William Shakespeare, de um Dostoievski, de um Dante ou Homero. Só espíritos anônimos. Parece que até no plano astral existe anônimo querendo seus 15 minutinhos.

É espírito falando de amor, de felicidade, de perdas e ganhos. Algum espírito se arrisca no plano macro-econômico? Quem sabe alguma solução espiritual para os problemas com a Coréia do Norte?

Parece, mas só parece, que a capacidade intelectual dos espíritos está diretamente ligada a capacidade intelectual dos seus médiuns. Estranho, não é mesmo? Pois, como alegam os espíritas, os espíritos do plano astral são seres inteligentes como nós (exceto os petistas) e com capacidades intelectuais idênticas ou superiores as nossas (novamente, os petistas estão de fora do grupo...), então por que só assunto que qualquer adolescente com meia dúzia de neurônios pode dominar. Cadê os espíritos dos cientistas para nos ajudar na busca pelas novas vacinas, pelas novas teorias, etc?

Ou realmente o mundo dos fantasmas é repleto de gente medíocre (ou petistas) ou nossos autores espíritas estão com medo de colocar seu próprio nome nas capas dos livros. O que você acha?

Espero ansioso por um livro de piadas ditado pelo espírito do Bussunda, ou um de receitas da Ofélia...

3 comentários:

Prof. Francisco Castro disse...

Apesar de um certo tempo ter muita simpatia pelo espiritismo e de haver lido todos os livros de Alan Kardec (e desta foram conhecer bem a doutrina espírita, modéstia a parte) sempre desconfiei dos livros ditos psicografados. Realmente se limitam a romances que bem poderiam vir da mente do chamado medium.Só mim dei ao trabalho de ler um destes e nem terminei. Os personagens são desconhecidos. Não há como provar que viveram neste mundo. Não conheço um livro de um médium que se referia a um parente vivo para o medium e que o "medium" não o conheça. Nesta caso os espíritas que acham os católicos muitos ingênuos e crendo em em doutrinas contraditórias caem numa aceitação ingênua de livros vindo do mundo espiritual sem nenhuma prova nos mesmos. Louvo a Deus por me ter feito afastar do espiritismo embora não tenha medo de ler sobre tudo e conhecer o pensamento de outros credos assumi meu batismo e pela graça de Deus sou católico.

Anônimo disse...

O espiritismo tem a função de consolar, não de resolver os problemas que nós mesmos criamos na Terra. A orientação espirita é para aquele que deseja tornar-se melhor.Cada espirito que se comunica com um médium comunga interesses semelhantes, na nossa vida também é assim. Por que haveria de um economista dar mensagem sobre economia para os frequentadores do centro espírita, que de forma alguma compreendem e nem precisam conhecer os meandros da economia? Muitos médiuns já deram comunicação sobre assuntos muito acima de seus conhecimentos,porém, isso não é o objetivo do espiritismo. Não é o espiritismo um espetáculo ou show de assuntos aleatórios.Os que desejam saber sobre economia ou ciência avançada que estudem ,pois, livro é que não falta.

Anônimo disse...

Acho que está pessoa foi totammente infeliz no seu comentario.
Neste momento deveria comprar um livro espirita para ler e não fazer suas criticas nada construtivas.
Se ela ler a respeito saberá que os espiritos nada podem fazer para nos ajudar, não tem o poder de interferir na vida terrena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...