segunda-feira, 28 de março de 2011

Foto do Dia - Ecumenismo e missa tradicional


Cerca de 800 fiéis católicos da Inglaterra assistiram a uma cerimônia na catedral de York. Não foi uma cerimônia qualquer, mas a santa missa na sua forma extraordinária.
O detalhe que torna esta notícia interessante é que a missa foi a primeira em mais de 400 anos celebrada numa catedral que, desde a reforma de Henrique VIII, encontra-se nas mãos dos anglicanos. Não há diocese católica homônima em York e a cidade é parte da diocese católica de Middlesbrough.
Mais do que uma missa tradicional, mais extraordinário que 800 pessoas atendendo ao rito (o normal para a Inglaterra é menos de 100 pessoas em cerimônias cristãs), mais interessante do que ser a primeira missa nesse solo em 400 anos foi a presença dos cônegos anglicanos (foto) em vestes litúrgicas atendendo a cerimônia.
Antes que se levantem os cabelos e alguns comecem a bradar aos céus... devemos dizer que os padres anglicanos participaram da missa como espectadores, para usar esse termo. Eles não tomaram parte ativa no rito, porque isso seria absurdo.
Posso apostar que, entre os 800 leigos, certamente havia um ou outro anglicano. Fantástico! Eu acho muito importante que os protestantes tenham também o contato com a liturgia tradicional e possam ver como a Igreja reza e como é diferente da forma como eles rezam, isso sim é ecumenismo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...