sexta-feira, 11 de março de 2011

Trabalhos Acadêmicos

Dois trabalhos interessantes sobre a Igreja acabam de chegar ao nosso conhecimento. O primeiro eu já tive a oportunidade de divulgar, é o livro do Prof. Dr. Rodrigo Coppe Caldeira intitulado "Os baluartes da tradição: o conservadorismo católico brasileiro no Concílio Vaticano II" da editora CRV (minha cópia chegou ontem). O livro é o resultado da tese de doutorado do Prof. Rodrigo.



O segundo é o resultado da dissertação de Mestrado de Juliano Alves Dias, "SACRIFICIUM LAUDIS: A HERMENÊUTICA DA CONTINUIDADE DE BENTO XVI E O RETORNO DO CATOLICISMO TRADICIONAL (1969-2009)", que pode ser baixada pelo site Cultura Acadêmica.


Os dois trabalhos são o resultado do estudo e da pesquisa dentro de um tema muito pouco trabalhado no Brasil, a Igreja Católica. Normalmente as explorações acadêmicas sobre a Igreja brasileira limitam-se a uma pincelada nada profunda em temas já conhecidos e vastamente explorados, como é o caso da atuação política da Igreja (aka CNBB) e coisas do gênero.

Explorar a temática do "conservadorismo" ou do "tradicioanlismo", em qualquer uma das suas várias sub-espécies, é algo recentemente novo. Se até o universo acadêmico está se abrindo a essa nova era do catolicismo, me pergunto até quando alguns bispos brasileiros continuaram ignorando a sua existência!...

Também acho extremamente importante que nós tenhamos a oportunidade de apreciar e aprender com a pesquisa científica sobre o tema. É uma nova perspectiva, são novos olhares sobre um tema tão caro para nós. Recomendo a leitura dos dois!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...