sábado, 7 de maio de 2011

Novos bispos volantes para a Church of England



Após a renúncia dos bispos anglicanos de Richborough e Ebbsfleet, que se uniram ao Ordinariato Católico criado pelo Papa Bento XVI, o arcebispo anglicano da Cantuária, Dr. Rowan Williams, apontou seus sucessores.

Dr. Williams precisou enfrentar uma forte resistência para os novos bispos. Isso porque as dioceses de Richborough e Ebbsfleet não são dioceses anglicanas no sentido "ordinário" da palavra. São dioceses sem território concreto, que englobam todas as paróquias da província da Cantuária que são contrárias à ordenação de mulheres em qualquer nível - diaconal, presbiteral, muito menos episcopal.

A Igreja da Inglaterra vem se aproximando cada vez mais da possibilidade do episcopado feminino e muitos dos seus mais intrépidos opositores, percebendo a inviabilidade da resistência, se uniram ao Ordinariato católico romano.

Na verdade a autorização para mulheres bispos já foi aprovada e agora precisa ser, digamos, sancionada pelo colégio de bispos da Inglaterra. Isso deveria ter acontecido há alguns meses, mas as lideranças anglicanas decidiram esperar o mês de julho próximo para tentar reverter, através de algum sinal de esperança, a sangria de fiéis tradicionalistas para o catolicismo.

Contudo muitos anglicanos perceberam que uma provisão para os tradicionalistas anglicanos é impossível. Por vários motivos; primeiro porque a proposta de manter novas dioceses "especiais" para anglicanos que não aceitam a liderança das bispas foi rejeitado pelo Sínodo da Inglaterra. Segundo, porque seria criar uma igreja dentro da igreja e romper com a própria identidade anglicana.

Após o anúncio dos sucessores dos bispos de Richborough e Ebbsfleet, um grupo ligado ao direito das mulheres ao episcopado lamentou a decisão de dar continuidade ao projeto das dioceses "voadoras", como eles chamam. Lamentaram que a continuidade desse ministério episcopal pode atravancar o processo de equiparação da autoridade entre bispos e bispas, tornando as preladas inferiores aos prelados.

Monsenhor Andrew Burnham, agora sacerdote católico e por anos bispo anglicano de Ebbsfleet, congratulou oficialmente o cônego Jonatham Barker como novo bispo dessa diocese.

Os bispos volantes são tidos como auxiliares da Cantúaria e sua nomeação não precisa ser aprovada pelo Sínodo da Inglaterra, contudo os dois novos bispos foram aprovados pelo Premiê britânico e pela Rainha Elizabeth II.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...