sexta-feira, 15 de julho de 2011

A preocupação social além do discurso

Conservadores estão mais preocupados com o social que progressistas

A Opção pelos Pobres é opção pelos “injustiçados”.
José Maria Vigil, teólogo

[A opção preferencial pelos pobres] “não pode se dar apenas no âmbito das razões e práticas religiosas como o faz e se deixa permanentemente desafiar a Igreja Católica”
Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo

Os momentos mais escuros da vida da Igreja foram quando ela se esqueceu deste compromisso [pelos pobres], dando mais importância a leis, normas e doutrinas.
Pe. Luis Mosconi

A conclusão é bem clara: a fé em Jesus é inseparável da opção pelos pobres. Não se pode optar por Jesus sem optar pelos pobres; não se entende a pessoa e a pratica de Jesus sem conversão eficaz aos pobres. Somente os pobres ajudam a descobrir o verdadeiro rosto de Jesus Cristo e a mensagem do Evangelho. Para os cristãos, não se entende o resgate da dignidade dos pobres sem ter presente o estilo de vida de Jesus.
Pe. Luis Mosconi


***

A opção preferencial pelos pobres pautou a vida da Igreja latino-americana por várias décadas. Desde a sua concepção e formalização nas primeiras reuniões do CELAM (Medellin e Puebla), essa forma de pensar instrumentalizou a ação pastoral em diversas dioceses. Entretanto, por onde passou, qual foi o resultado concreto?

É fato que há uma espécie de consenso maniqueísta no qual, se você não faz a opção pelos pobres ou se alinha com a ideologia que sustenta essa opção, você está inegavelmente fora da Igreja de Cristo, porque fora do pobre não há salvação.

Para aqueles que defendem a opção pelos pobres da teologia da libertação, os ditos "conservadores" não estão preocupados com os pobres. Os chamados "tradicionalistas" o estão menos. Essa posição se cristalizou na cultura popular onde estar à direita é sinônimo de insensibilidade para com o próximo e, estar à esquerda, significa caminhar com a humanidade, humanitariamente.

Tal pensamento, entretanto, está longe da verdade. Tomando os rótulos (progressista, conservador e tradicionalista) como estão definidos pela mídia, podemos fazer algumas análises.

O cuidado pastoral com os pobres ou menos favorecidos, em qualquer situação, é marcado através de obras de assistência ou pela presença de organismos de apoio. Entretanto, salta aos olhos a ausência de centros de cuidados com os pobres nas dioceses onde a opção pelos pobres é gritada aos quatro ventos.

Um exemplo disso é a diocese de Jales, que não conta com uma única escola, uma única creche, asilo, orfanato, hospital, centro médico, etc oficial da diocese (pelo menos não há informação no site). E isso se repete em muitas dioceses brasileiras que, ironicamente, optaram pelos pobres.

Acima de tudo a presença de escolas (da creche ao ensino médio) católicas nas dioceses quase desapareceu em 20 anos. Restam algumas escolas, privadas, ligadas a uma ou outra congregação religiosa, mas as escolas diocesanas desapareceram.

Entretanto, a realidade é substancialmente diferente do lado dito "tradicionalista" ou conservador. A Administração Apostólica, uma diocese "pessoal" com uma população católica mínima, possui 15 escolas, com 3 mil alunos, orfanatos, casas de asilo para idosos e jovens.

Para comparar, a arquidiocese norte-americana de St. Louis tem quase 300 escolas. 300! Num mundo capitalista, insensível aos pobres, dentro de uma estrutura que, segundo os esquerdistas, ama apenas a obediência cega e o doutrinamento das massas. A população católica de St. Louis é de pouco mais de 500 mil pessoas. A minha diocese chega perto dos 700 mil e não possui uma única escola diocesana, nem creche, nem hospital, nem asilo, nem lar para sem tetos, casa de reabilitação, etc. Há um oratório para crianças carentes, mas é ligado aos salesianos.

A diocese de Anápolis registra um número significativo de escolas, 15, considerando o contexto brasileiro.

Mesmo a Arquidiocese de São Paulo, a maior do País, conta com recursos muito limitados para o atendimento e assistência ao pobre. Na prática o discurso é mais eficiente que a realidade. A força e o empenho com que os "apóstolos" da opção pelos pobres anunciam suas virtudes é inversamente proporcional ao cuidado prático com os pobres.

O trabalho pastoral de muitas dessas dioceses que fizeram a opção pelos pobres segundo os moldes de Medellin-Puebla resume-se a um trabalho de doutrinação política. Toda a assistência pastoral que essas dioceses prestam está ligada, eventualmente, a uma ONG ou um organismo não-católico, leigo. Essas estruturas apoiam, por exemplo, o projeto do AA (alcoólicos anônimos), fazem parceria com a prefeitura local para construir um centro comunitário (que servirá para doutrinar pela TL, é claro) ou para a construção de casas comunitárias. Tudo através do poder público, nada originalmente católico. Não há vida comunitária católica.

Não espanta, portanto, que as pessoas que moram e tentam viver a sua fé dentro das fronteiras dessas dioceses acabem inevitavelmente abandonando a Igreja. O pensamento é simples: os padres não falam de Deus, só se preocupam com o social e o social é feito pela prefeitura. Pra que Igreja? Um pensamento lógico.

Não espanta, também, que nessas localidades a vivência espiritual da fé seja nula. Há uma vivência "social" do catolicismo, através da promoção dos valores libertadores. Nesse contexto, o êxodo de fiéis é sensível, a multiplicação das seitas é alarmante e a diminuição das vocações se torna tão grave que algumas dioceses nem chegam a ter sacerdotes suficientes para suas paróquias. A Prelazia de São Felix, comandada por anos por um dos ícones da opção pelos pobres, possui hoje menos de 15 padres, para atender uma comunidade territorialmente espalhada.

Como se vê há uma sensível diferença entre aqueles que são, injustamente, acusados de insensibilidade para com os pobres e aqueles que, injustamente e sem base na realidade, se auto-proclamam seus defensores.

E na sua diocese, como é feito o trabalho com os pobres? Será que não sobra discurso e falta ação?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...