quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Patriarca Latino de Jerusalém celebra Divina Liturgia


O Patriarca Latino de Jerusalém, Mons. Fuad Twal, celebrou a Divina Liturgia na Catedral Melquita por ocasião de uma visita dos bispos ingleses à Terra Santa.
É muito interessante ver essa troca, pois mostra como a Igreja latina acolhe os outros ritos litúrgicos, dando uma autêntica mostra da universalidade da Igreja Católica. Concelebraram os padres e bispos latinos presentes, todos paramentados como sacerdotes da Igreja latina - o que é o normal mesmo numa celebração num rito diferente do nativo. Contudo, a falta da casula nos concelebrantes é uma visível marca do minimalismo litúrgico que empobrece os latinos.
Diferente do que acontecia no rito latino até 1969, a concelebração é permitida na maioria dos ritos orientais.













2 comentários:

Anônimo disse...

Mas isso de celebrar um rito com os paramentos do outro é certo mesmo? Sabe se é norma, possibilidade ou costume? Sabe se usar os paramentos próprios do rito é uma possibilidade?
Particularmente, acho que fica muito estranho...

Danilo disse...

Mesmo celebrando num rito diferente do seu, o sacerdote normalmente usa as vestimentas do seu próprio rito. Um caso interessante são os diáconos gregos na missa do Papa, que usam dalmática grega. Os concelebrantes orientais com o Papa (durante o sínodo para o oriente médio, por exemplo) celebram com suas vestes orientais, mesmo concelebrando uma liturgia latina.
Mas a regra sempre teve exceções. Nesta foto podemos ver o Papa João XXIII fazendo uma mistura de paramentos quando celebrou a divina liturgia melquita. Reparem que, por cima da veste oriental, o Papa usa o fanon e o palio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...