quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MAIS ESSA - Núncio Brasileiro na Cúria Romana

Informa o Fratres In Unum, conforme o boletim da sala de imprensa da Santa Sé, que o atual Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri foi nomeado secretário da Congregação para os Bispos.

A notícia nos vem como uma bomba. A única reação que podemos ter, pensando no bem da Igreja Universal, é a de tristeza. Deus tenha piedade da Sua Igreja!

Especulava-se um cargo maior para Dom Lorenzo, como presidente de algum dicastério ou uma chefia diplomática, mas mesmo ocupando um cargo de 2º escalão ele terá um alcance destruidor muito maior na Igreja católica do que sonha nossa vã filosofia. Dom Lorenzo participará da escolha dos bispos no mundo todo. Mais uma vez: Deus tenha piedade da Sua Igreja!

Diferente do que vem acontecendo em vários países da Europa e nos Estados Unidos, a renovação do episcopado brasileiro não vem trazendo grande novidade colégio da CNBB. Pelo contrário, muitos péssimos padres foram feitos bispos nos últimos anos e a culpa é certamente da nunciatura. Há boas exceções, é claro, mas que devem ter partido de alguma boa alma na Casa Pontifícia e não do dicastério romano em questão.

É função do Núncio sondar novos candidatos ao episcopado e, também, escolher aqueles bispos que podem ser promovidos como arcebispos. Enfim, é uma função essencial e que desenha o rosto da Igreja no país.

Dom Lorenzo não fez um bom trabalho. Manteve onde pôde a linha progressista do episcopado nacional. Isso sem contar, conforme revelado por um bispo do interior paulista, ajudou a coordenar a resistência dos bispos ao motu proprio Summorum Pontificum. É esse o novo perfil desejado pelo Papa na Congregação para os Bispos? É difícil de entender... Deus tenha piedade da Sua Igreja!

Alguns, de boa vontade, poderão argumentar que se trata de uma promoção para remove-lo, ou seja, que agora ele estará sob os olhos atentos da Santa Sé e não poderá causar mais dano ao catolicismo. Engana-se! Esse argumento foi o mesmo usado para justificar uma promoção um tanto quanto inusitada: a de Dom João Braz de Avis, prefeito da Congregação para os Religiosos e ex-arcebispo de Brasília. Diziam que Dom João era tão ruim que a Santa Sé fez o favor de chama-lo para evitar mais danos. E o que fez Dom João ao chegar no Vaticano? Ficou sentado observando o seu degredo? Não, mas se empenhou em destruir a mais importante obra da Congregação: a investigação das freiras marxistas e feministas dos EUA.

O trabalho do ex-prefeito, Franc Rodé, não foi só modificado, mas foi anulado. O que se esperava ser o começo da grande renovação religiosa dos EUA terminou com um tosco elogio do seu sucessor as religiosas enlouquecidas.

"Ah mais o Papa deve ter sido forçado, já que todo núncio brasileiro acaba ganhando algum cargo em Roma". Sinceramente, estamos ficando um pouco cansados de encontrar desculpas para nomeações tão desastrosas. Senhor tenha piedade da Sua Igreja!

Um comentário:

Junior Castro disse...

Nos resta agora dobrar os nossos joelhos e rezar para que Nosso Senhor Jesus Cristo pela intercessão dos Santos Apóstolos ilumine o próximo núncio para que ele livre a nunciatura do cheiro de enxofre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...