A Catedral de Cristal é uma megaigreja protestante estadunidense localizada em Garden Grove, na Califórnia. A catedral é um projeto do arquiteto Philip Johnson e foram usados cerca de 10.000 painés de vidro na construção, que pode abrigar cerca de 2.736 pessoas sentadas.
A Catedral de Cristal é considerada um ponto turístico da Califórnia, ao lado de estruturas como a Ponte Golden Gate e o Sinal de Hollywood. (Wikipedia)
Era a sede um verdadeiro império pentecostal, que agora desmorona frente a uma grave crise financeira. A diocese de Orange, católica, que adquiriu a propriedade e outras dependências pela bagatela de US$ 57 milhões. Segundo o bispo de Orange, Dom Tod Brown, a catedral deverá servir aos 1.2 milhões de católicos da sua diocese. Sobre a arquitetura, típica do espírito pentecostal midiático norte-americano, Dom Brown afirmou que
"Vamos obter um arquiteto renomado para renovar esse edifício para que ele seja um lugar adequado para o culto católico. Mas não temos intenção de mudar o exterior do edifício".
Bispo Brown afirmou estar devastado pelo sentimento de perda dos fiéis (protestantes), expressando seu grande respeito pelo ministério desenvolvido no templo ao longo dos anos. Os fiéis, por sua vez, estão desolados pela venda da propriedade "à Igreja Católica".
Quantas igrejas ou capelas, com arquitetura católica, poderiam ser construídas com US$ 57 milhões de dólares? Minha dioceses, que goza de um número de católicos igual ou superior ao da Diocese de Orange, precisaria de, no mínimo, 20 anos para juntar igual soma. Num país onde a missa-show já tem palco, é necessário adquirir mais um? Para este blogueiro o espaço, embora belo como arquitetura, não é nada mais do que um palco com fundo religioso.
Abaixo as fotos dessa "boa" aquisição.