terça-feira, 8 de novembro de 2011

Freiras Anglicanas recebidas na Igreja Católica

A Arquidiocese de Baltimore acrescentou uma nova ordem religiosa feminina nesta terça-feira, sua primeira em décadas e que começou como uma comunidade anglicana.

As Irmãs de Todos os Santos dos Pobres (All Saints' Sisters of the Poor) deixaram a Igreja Episcopal para a Igreja Católica Romana há dois anos. Por um decreto do Vaticano elas já formam um priorado oficial diocesano (sic),ou ordem, a mesma designação feita pelas Irmãs da Escola de Notre Dame ou Filhas da Caridade.

"Nós sentimos que marcamos a história", disse a madre Christina Christie, líder da comunidade e freira desde 1966.

Ontem, Dia de Todos os Santos, na Basílica do Santuário Nacional da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, todos os 10 membros do convento Catonsville individualmente professaram os votos de pobreza, castidade e obediência "para o resto da minha vida neste mundo" . Então, cada um assinou a sua profissão no altar antes de quase duas dezenas de padres e bispos.

O Arcebispo Edwin F. O'Brien escolheu 01 de novembro, dia patronal das irmãs, para receber oficialmente a comunidade para a arquidiocese.

"Este é um grande dia e um grande presente para a igreja em Baltimore", disse O'Brien à congregação. "Poucos bispos tiveram essa oportunidade."

As irmãs e seu capelão, que foi ordenado padre católico em junho, se sentiam "caminhando cada vez mais distantes da estrada mais liberal em que a Igreja Episcopal está viajando", disse Christie. Um dos fatores que consideraram em sua decisão de deixar a fé [anglicana] foi a decisão dos líderes da Igreja Episcopal para sancionar a ordenação de homens e mulheres homossexuais.

Várias vezes durante a missa, O'Brien elogiou a "longa jornada de fé," que ele disse," não foi sem sofrimento. "

Freiras de várias ordens diferentes na arquidiocese compareceram ao serviço para apoiar as suas novas irmãs.

"Estamos felizes depois de tantos anos de saber que elas estão se juntando a nós", disse a irmã Concetta Melton das Irmãs Oblatas da Providência, cujo convento é praticamente um vizinho de Todos os Santos.

Para a mais nova comunidade, será como sempre foi em suas vidas de oração e de serviço, disse Christie. Agora que elas são um instituto religiosa oficial, elas podem voltar a abrir o seu noviciado e acolher as novas candidatas a sua comunidade. Desde a sua mudança de denominação, elas recebem várias perguntas, disse ela.

"Nós não estamos esperando uma corrida louca para se juntar a nós", disse ela. "Mas vamos tomar aquelas que Deus nos envia".

Um comentário:

Anônimo disse...

" O bom filho a casa torna"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...