domingo, 20 de novembro de 2011

Pe. Marcelo sorteia bênção

Programa Domingo Legal, do SBT, irá sortear uma “bênção” do Padre Marcelo Rossi
O Padre Marcelo Rossi está participando de uma ação inusitada, promovida pelo programa Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli. O programa está anunciando o sorteio de uma bênção do Padre, e o ganhador terá sua casa e famílias abençoados por Marcelo Rossi.

Em recente entrevista à Revista Quem, o Padre Marcelo Rossi afirmou sentir presságios ao tocar as pessoas. “Se é bom aquilo que vejo, falo. Se é ruim, fico quieto e peço misericórdia”, afirma o Padre.

Fonte: Gospel mais (via leitor Paulo Thiago)

Bom, comentar o quê? O que mais pode ser dito a respeito do clero brasileiro? No geral é péssimo, mas sabemos alguns poucos se salvam (vide os padres presentes no II Encontro Sacerdotal Summorum Pontificum, por exemplo).

Quando o sacerdote é ordenado, suas mãos são consagradas para que ele abençoe em Nome de Deus. Por isso era (é?) comum que padres visitassem as casas e as abençoassem ou estabelecimentos comerciais, novas escolas, etc. Os moradores da zona rural tinham o costume de, quando comprado um trator novo ou um arado, pedir a bênção do padre para o objeto.

O que o "sorteio" da bênção está fazendo é (1) um ato de profanação do sagrado, (2) sacrilégio, já que há um tratamento no mínimo irreverente com o ato de abençoar e (3) idolatria, porque difere da benção nos casos que ilustrei acima, tornando-a uma "bênção do Pe. Marcelo". Qual a diferença entre uma bênção do Pe. Marcelo e a do seu padre da paróquia? No sentido católico, não há diferença, uma vez que o padre não é o agente principal, mas Deus. O que o SBT está fazendo é colocar o Pe. Marcelo no lugar de Deus.

Sabemos que alguns padres são mais santos que outros - não estou dizendo que este é ou não o caso - mas sabemos também que o bom católico não olha o sacerdote quando recebe uma bênção. Quando beijamos a mão de um sacerdote, não beijamos a mão do Pe. X ou do Pe. Y, mas as mãos de Cristo.

O que se arma na TV brasileira é, como bem definiu o Ricardo Feltrin da Folha, um "circo religioso" que tem como objetivo não a dimensão espiritual do brasileiro, mas ridicularizar a fé cristã. As grandes redes estão tornando a fé num objeto de consumo, dissecando o sagrado. E a fé católica é a primeira da lista neste grande plano, se podemos colocar dessa forma, de destruição do sagrado. Infelizmente alguns sacerdotes, talvez até com boa intenção, estão se prestando a este serviço, como idiotas úteis - desculpem a dura expressão.

Rezemos pela conversão desses padres, para que deixem de destruir a fé dos católicos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Faltou dizer como participo do sorteio! hehehe.

Lamentável.

Ferdinand disse...

Pe. Marcelo deveria dar o próximo passo e começar a VENDER suas bênçãos. Os teólogos da Canção Nova CERTAMENTE inventariam uma justificativa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...