terça-feira, 8 de novembro de 2011

A volta do manipulo

Recentemente (2/11), explicando as minhas considerações sobre o enriquecimento da forma ordinária pela forma extraordinária. Num texto seguinte, mostrando as fotos da ordenação (forma ordinária) de um sacerdote pelas mãos do bispo de Oslo. Nesta ordenação, escrevi:

Parece que não é apenas o aspecto exterior da liturgia renovada que começa a mudar, mas seu aspecto interior, através da (re)incorporação de elementos teologicamente significativos e tradicionais.
Seria um apelo ao retorno de outras vestimentas, como o manipulo, por exemplo?
E parece que sim, esse apelo ao retorno do manípulo surtiu efeito (é claro que não considero que este texto seja um "apelo" nem que tenha sido ouvido ou considerado...).

O cardeal prefeito emérito da Congregação para Causa dos Santos, Dom José Saraiva Martins, finalizando uma reunião de estudos sobre a vida dos santos, em Ferrandina na Itália, celebrou a nova liturgia com paramentos e espírito da antiga. Inclusive o manípulo, paramento em desuso, volta em cena no Novus Ordo.



Manípulo presente na forma ordinária
Esquecido, sim. Proibido, não!


Alguns podem dizer "isso não é o bastante!" ou "isso não tem sentido". Conceitos fragmentados não parecem inibir alguns cardeais. E ninguém poderia acusar o cardeal Saraiva Martins de "carreirismo", porque a "carreira" dele dentro da Cúria já acabou

Um comentário:

Luiz Rocha disse...

Fico feliz ao ver imagens de cardeais criados pelo Beato João Paulo II com paramentos da forma extraordinária. Pois é mais fácil ver os purpurados de Bento XVI inclinarem-se a tão sublime liturgia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...