domingo, 5 de janeiro de 2014

A Guerra contra o Cardeal Cipriani



Sem dúvida alguma um dos cardeais mais eminentes da América Latina é o arcebispo de Lima (Peru) dom Juan Luis Cipriani Thorne. E a sua natural eminência no trato com a doutrina, na catequese, na difusão da fé, no fomento da vida religiosa e das vocações sacerdotais acabou atraindo a ira da esquerda sociopata dentro e fora da Igreja.


Destaco a cruzada empreendida pelo site "Religión Digital" (RD) contra o cardeal peruano. Não há um só dia em que este espaço não reserve uma notícia ou nota atacando o cardeal, destacando-lhe algum ponto de "intolerância", criticando seu trabalho pastoral, etc. acredito que criticariam as roupas do cardeal se fosse possível.

O site RD é um site esquerdista e, por isso mesmo, não nos estranha que busque com todas as forças atacar o cardeal Cipriani. Recentemente publicou um artigo no qual o escritor Vargas Llosa pede que o Papa Francisco remova o cavernoso Cipriani da função de arcebispo, pois este representaria, segundo o escritor, uma Igreja fanática, reacionária e intolerante. RD deu um imenso destaque ao pedido do escritor ateu, como se este fosse um grito do povo católico peruano. Hoje, gostei da resposta do cardeal ao escritor e aos pseudo-jornalistas da RD:

Pode haver gente muito culta que diga que este cardeal é um homem das cavernas, antigo, que não tolera ninguém, que é um desastre. Eu digo, bom, não sei se você (Vargas Llosa) é um doutor em teologia, se estás próximo a Deus, se tem conhecimento da fé católica ou se tem uma bola de cristal de onde consegue dizer quem está certo ou errado. Eu procuro ensinar o que me ensinou a Igreja e procuro vivê-lo"

Desde o episódio da remoção do título de "Pontifícia" da Universidade Católica do Peru - título este que, mesmo removido pelo Vaticano, a universidade insiste em continuar ostentando - deflagrou-se uma caça às bruxas no Peru. Por "bruxas" entenda-se todos os bispos e religiosos ligados de alguma forma ao cardeal Cipriani.

Desde a eleição de Francisco os meios progressistas - em êxtase - encontraram munição pontifícia para atacar o cardeal. Iniciou-se uma comparação tendenciosa entre Cipriani e Bergoglio. Digo tendenciosa porque qualquer comparação séria veria que o Cardeal Cipriani foi (e é ) um bispo diocesano melhor do que seu companheiro argentino; basta comparar os dois seminários, de Buenos Aires e Lima, e veremos quem realizou o melhor trabalho.

Os meios progressistas tentam uma campanha de desinformação contra Cipriani. RD é só mais um instrumento torpe nesse projeto. Entretanto os bispos do Peru também estão procurando se distanciar de Cipriani, vendo no arcebispo uma estrela em declínio.

Recentemente, ainda um resquício da questão da universidade, a presidência da Conferência Episcopal Peruana veio a público para dizer que o Cardeal Cipriani não é o chefe da Igreja no Peru e só representa a si mesmo.

"Todos nós bispos sabemos que em nossas dioceses somos os representantes de Cristo e que dependemos do Papa. E todos sabemos que a Conferência Episcopal  é uma instituição onde, de maneira familiar, nos reunimos para coordenar assuntos, mas não é uma instância de poder acima dos bispos. Todos sabemos, e eu não sei se esse bispo maior com o tempo se esqueceu da base da teologia", afirmou o cardeal Cipriani respondendo ao presidente da Conferência Episcopal, Mons. Luis Bambarén.


Embora atacado por todos os lados o cardeal sabe que o povo simples de Lima o conhece. Cipriani faz na prática aquilo que os esquerdistas apenas defendem na teoria - a opção pelos pobres. O cardeal não tem medo de estar entre os pequeninos da sua arquidiocese, caminha com eles e lhes ensina a verdade do Evangelho e o faz vestido de bispo e não em manga de camisa! Para qualquer esquerdista isso é intolerável.

Acredito que dias piores virão para o cardeal. Rezemos por este digno filho da Igreja!

Um comentário:

michel disse...

Caro Danilo, feliz 2014! e que Deus o abençoe em seu trabalho.
Bem quanto a polemica peruana, eu não arriscaria qualquer comparação entre Cipriani e Bergilio, são dois homens diferentes em dois paises e situações muito distintas, A Argentina passou por um processo de laicização muito forte não é facil encontrar seminaristas sérios em um contexto desse. Bergolio é muito exigente com a formação eclesiastica e contra a pompa e o carreirismo clerical o que deixa os neocons católicos enfurecidos, Cipriani é um grande cardeal zelador feroz da doutrina católica a TL enlouquecida viuva da Finada União Soviética não o suporta. Caro Danilo a Igreja vive um momento de transformações não me atrevo a arriscar o que vai acontecer daqui para frente, Mas o Espirito Santo nos garante que as portas do Inferno não prevaleceram ante sua Igreja. Quem viver vera!!!
Caro Danilo de uma infinidade de bloga católicos ditos tradicionais por aí, este é ao meu ver o unico sério, eu que sou moderado nem TL e nem conservador gosto muito de seu trabalho meu amigo, Que Deus o ilumine e toda a sua família neste ano, Luis Augusto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...