quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ordinariato Americano

EX-ANGLICANOS TERÃO ORDINARIATO EM WASHINGTON

Washington, 23 jun (RV) - O Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington, anunciou a criação, até o fim deste ano, de um ordinariato pessoal para os anglicanos que desejam entrar em total comunhão com a Igreja Católica.

Desde 2009, os anglicanos que o desejam podem ingressar na Igreja Católica, graças à Constituição Apostólica “Anglicanorum Coetibus”, que permite o estabelecimento de ordinariatos pessoais, uma nova estrutura canônica.

O cardeal revelou que cerca de 100 sacerdotes e 2.000 leigos já pediram para ingressar na Igreja Católica através da nova estrutura, e que ele e sua equipe estão trabalhando para oferecer aos novos membros a formação necessária para entrar em plena comunhão com a Igreja Católica.

Dom Wuerl, encarregado pela Santa Sé para implementar o ordinariato, afirmou que o seminário maior da Arquidiocese de Galveston-Houston oferecerá um programa nessa linha. O programa será dirigido pelo Padre Jeffrey Steenson, ex-bispo anglicano.

Já no início do mês, em mensagem, o arcebispo de Washington afirmou que a estrutura dos ordinariatos, criada pelo Papa Bento XVI para acolher anglicanos que desejam a plena comunhão com Roma, “proporciona um caminho à unidade, uma vez que reconhece nossas crenças compartilhadas em matéria de fé e ao mesmo tempo, respeita o patrimônio litúrgico da Igreja Anglicana”.
(CM)

****

O Ordinariato norte-americano aparece, finalmente. Com uma estrutura diferente daquele que foi criado pelos bispos ingleses. Na Inglaterra a presença de ex-bispos convertidos (4, no total) facilitou a criação rápida da estrutura. A presença, também, de anglo-católicos é maior na Inglaterra que nos EUA.

O Ordinariato americano também conta com uma experiência prévia, a Provisão Pastoral de João Paulo II que, de certa forma, é uma versão "beta" do Anglicanorum Coetibus visando apenas o clérigo anglicano que deseja se converter; a constituição do Papa Bento XVI dá um passo adiante e foca grupos de anglicanos que desejam se converter coletivamente.

Durante a última assembleia da Conferência de Bispos Norte-Americanos, o cardeal Wuerl teve uma sabatina de quase uma hora pra orientar seus colegas no episcopado sobre o processo de formação do Ordinariato e a incorporação do clero anglicano que deseja fazer parte dele.

Sobre os futuros padres, o cardeal estabeleceu um programa de formação em dois níveis:

Rápido - centrado nas diferenças teológicas entre católicos e anglicanos, especialmente nos dogmas marianos e sobre o ministério petrino e organização eclesial.
Médio - com uma duração maior, para os clérigos anglicanos com formação teológica deficitária.

Há uma terceira categoria, criada através de vários questionários enviados pelo cardeal aos bispos locais (católicos e anglicanos) e aos próprios candidatos. Essa categoria engloba os clérigos que provavelmente não serão ordenados por algum motivo.

O cardeal pediu aos senhores arcebispos que deixem os tribunais eclesiásticos disponíveis aos clérigos anglicanos e também aos fiéis que são divorciados e estão em segunda união (ou terceira...). O cardeal não descartou a possibilidade de que  alguns fiéis convertidos não possam comungar devido ao contexto matrimonial irregular. O processo de catequese, segundo o cardeal Wuerl, ajudará essas pessoas na compreensão da doutrina católica sobre o divórcio.

O vídeo abaixo é muito interessante; ele mostra a apresentação do cardeal aos bispos norte-americanos e podemos ver como alguns deles simplesmente não leram a Anglicanorum Coetibus e fazem perguntas muito básicas.

Também é interessante ver como os bispos norte-americanos se comportam numa reunião. Bem diferente dos pares do sul...

Uma pergunta feita por um dos bispos, já no final do vídeo, era a minha dúvida. Os padres que se valem da Provisão Pastoral poderão fazer parte do Ordinariato? A resposta é sim, desde que o bispo local e o Ordinário estejam de acordo com a transferência, uma vez que o padre da Provisão é diocesano.

Outra pergunta, dessa vez do cardeal Francis George de Chicago, fala sobre o que exatamente seria o tal do patrimônio anglicano. Realmente, afirmou o cardeal Wuerl, não ha uma definição exata sobre isso , já que as comunidades que pretendem ingressar via Anglicanorum Coetibus usam, majoritariamente, o missal católico moderno como livro litúrgico. Há ainda, nos EUA, o Livro do Culto Divino, uma cópia católica (corrigida e ampliada) do Livro de Orações Comum anglicano e que foi criado através de uma mistura de missais romano e das duas últimas versões do LOC anglicano (1928 e 1979).

A questão do patrimônio anglicano que, nas palavras do cardeal George, passa a ser também patrimônio católico ainda permanece misteriosa e sem resposta.

Mesmo se você não compreende inglês, é interessante ver quão organizada é a Conferência americana e como se vestem e se portam os senhores bispos.


.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...