sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Herege Pelágio Será Reabilitado

Bispo Neil Alexander
Sucessor em potencial da bispa
Schori, como cabeça da Igreja episcopal
A diocese episcopal (anglicana) de Atlanta irá, na sua próxima convenção diocesana, reabilitar o herege Pelágio, cuja doutrina foi condenada pelo Concílio de Éfeso e combatida duramente por Santo Agostinho.

Aproximadamente 500 clérigos e fiéis se reunirão em Roma (na Geórgia) nos dias 4 e 5 de novembro para a 105ª Conselho Geral da Diocese de Atlanta e votarão para reabilitar Pelágio, que negou o pecado original e a Graça.

O Rev. Bennon Pattison quer ver a restituição de Pelágio "como uma voz viávelteológica dentro da nossa tradição poderia encorajar uma compreensão mais profunda do pecado, a graça, o livre arbítrio, e da bondade da criação de Deus, e que a história de Pelágiorepresenta para alguns a luta pela exploração teológica que é nosso direito inato como anglicanos.
A igreja precisa recuperar sua voz
[de Pelágio] em nossa tradição", concluiu Pattison.

Um anglicano da diocese de Atlanta, com ironia, comenta que "é deliciosamente revelador que último Concílio diocesano do bispo Alexander considerará uma resolução para lembrar, que é o primeiro passo para a institucionalização oficial, um herege infame. Revelador, porque agora que os direitos civis, a ordenação de mulheres, e casamento homossexual são sacramentos da Igreja Episcopal, conceder bênçãos à heresias reconhecidas apenas faz sentido e mostra quanta vitalidade e ímpeto  que essa força transformadora ainda exerce na Igreja Episcopal".

O bispo diocesano de Atlanta, Neil Alexander, é considerado um dos mais fortes candidatos a sucessão como primaz anglicano nos EUA. Ele se encarregaria de ocupar a vaga deixada por Katherine Jefferts Schori, primeira bispa presidente na história do anglicanismo. Jefferts Schori vem empurrando uma agenda progressista nos EUA, afirmando, dentre outras coisas, que Jesus Cristo não é um único meio de salvação.

Parece não haver mais limites para o bizarro e o excêntrico dentro da teologia anglicana moderna. Se você subverte uma parte da doutrina acabará, com o tempo, subvertendo toda a doutrina.. Assim, os anglicanos que começaram com uma crise de libido do rei Henrique VIII, terminam hoje aprovando todo tipo de sandices.

Fonte: Virtue Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...