segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Francisco: "Eu vou MUDAR a Igreja"

O Papa Francisco parece ter inaugurado uma nova era - a era dos papas-falantes. E isso vem gerando uma profunda dor de cabeça e confusão nos fiéis. A primeira entrevista que gerou problemas foi concedida por Francisco à Rede Globo e, como uma continuação, no voo de retorno a Roma depois da Jornada da Juventude. Confundiu muitos católicos, mas os conservadores avisaram em alto e bom tom - O Papa foi mal interpretado! Eis o que Francisco realmente disse! etc.
A segunda entrevista, muito mais longa e complexa, foi dada a um padre jesuíta e traduzida em tempo recorde em mais de 20 idiomas diferentes. Foi uma entrevista que causou perplexidade até mesmo entre os neocons. Um malabarismo para tentar justificar as palavras do Papa não foi visto, porque era impossível. Pairou um silêncio... nada de desmentidos ou clarificações, apenas um confuso silêncio.
Agora, segundo informa Rocco Palmo, é a vez de mais uma entrevista que tem tudo para ser um novo desastre.




(WHISPERS IN THE LOGGIA | Tradução Blogonicus) Seis meses e meio sob a nova  Regra de Francisco, entre outras coisas que surgiram é que, quando o Papa fica animado, ele gosta de "carregar o canhão."

Um exemplo disso veio em 5 de julho, quando o Papa Bergoglio lançou sua primeira encíclica (a obra "em quatro mãos", com o seu antecessor), anunciou as canonizações de João XXIII e João Paulo II e fez sua primeira aparição pública com a B16. E agora, no dia em que ele formalmente definiu para o próximo 27 de abril como a primeira canonização de dois Papas de uma só vez - às vésperas da reunião mais importante do que agora é oficialmente conhecido como o "Conselho dos Cardeais" - veremos em breve o caos de ... outra entrevista.

A segunda conversa em versão impressa do Papa a sair em menos de 11 dias; a tarde esta noite um aviso no site do maior jornal da Itália, La Repubblica, anunciou a iminente publicação de uma entrevista com Francisco conduzida pelo co-fundador do jornal, o ateu Eugenio Scalfari. Claro, a carta de verão de Scalfari para Francisco foi respondida pelo pontífice num extenso artigo de opinião para o jornal no início deste mês.

Embora nenhum texto do sit-down tenha aparecido ainda, o título do artigo do La Repubblica diz: "Então eu vou mudar a Igreja", com um "subtítulo  'abrir-se para a modernidade é um dever." Os planos do Papa para a reforma da Cúria ".


***

Como informa o blogueiro, não há nada concreto ainda. Temos só uma receita para o desastre: Um papa que não consegue parar de falar, um jornal e um ateu. Precisa de mais o quê?
Amanhã veremos do que se trata. Tem outra postagem sobre os planos franciscanos de mudança programada para amanhã, não deixe de ler!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...