segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Governo de Dissidentes nos Franciscanos da Imaculada

Frei Alfonso Bruno e Francisco
Ou "A fome com a vontade de comer"
(Giuseppe Nardi / Eponymous Flower) O Comissário Apostólico para os Franciscanos da Imaculada, Frei Fidenzio Volpi, OFM Cap, apontou como novo secretário geral da Ordem e, portanto, ocupando o segundo posto mais alto na administração temporária, o Frei Alfonso Bruno.

Frei Bruno será, como ele próprio reportou aos demais membros da ordem, o único "porta-voz da ordem durante este período de administração provisória" e lidará "com toda a correspondência trocada entre a Ordem e o Comissário Apostólico".

O frade napolitano Alfonso Bruno tem 44 anos de idade. Até julho de 2013, ele era o chefe da assessoria de imprensa da Ordem e foi relacionado principalmente a alguns incidentes lá. Ele foi o responsável de seu website da Ordem Mediatrice.net, que publicou alguns artigos duvidosos escritos por Mario Castellano, onde se elogiava o governo de Mario Monti e o super estado europeu. O mesmo Castellano está próximo de Frei Bruno, era conhecido em outros lugares através de seus artigos em favor do Islã e pela a construção de mesquitas na Europa.

Fr. Alfonso Bruno é conhecido por sua aversão aos católicos tradicionais e às Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição



Fr Bruno controla a página de Facebook dos Franciscanos da Imaculada. Lá tornou conhecido o fato de que ele próprio alegremente se envolveu em contradição com a atitude geral da Ordem. Assim como o governo provisório da Ordem foi conhecido, não se passa um dia sem que o religioso midiático publique fotos de si mesmo em todas as variações possíveis da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Sua aversão católicos tradicionais é também conhecida por ser levantada contra as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, o ramo religioso feminino, que ele acusou de uma atitude "intransigente".

Fr Bruno é tido como a verdadeira cabeça dos seis membros de dissidentes que recorreram à Congregação para os Religiosos e, então, lhe foi oferecida uma excelente oportunidade para intervir contra a liderança religiosa. Em 30 de agosto aconteceu a reunião entre o Comissário e a Ordem com a antiga direção. Com a nomeação de Fr. Bruno como Secretário Geral e porta-voz da Ordem parece que entramos naquilo que Mattei previu - que o comissário está de acordo com os antagonistas da tradição na Ordem e entregando a administração da Ordem através de um governo provisório dos dissidentes.

A leniência do Fundador com seu aluno ambicioso está cobrando um alto preço. A imagem mostra Frei Alfonso Bruno, que estava sentado na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, com o Papa Francisco. A mudança de pontificado parece ter entregue o pré-requisito decisivo para a ação contra a Ordem.

***
(Blogonicus) Causa estranheza à lisura do processo que o lado acusador seja investido de poder pela autoridade que, preza o direito, deveria ser imparcial. Frei Bruno atuará em causa sua e de seus comparsas? A resposta parece evidente.
O que estamos vendo é um processo diverso de uma visitação rotineira. Há nos Franciscanos da Imaculada uma completa invasão com vontade objetiva  de subverter a ordem. O alvo primeiro é o fundador, Frei Manelli, seguido do ramo feminino.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...