segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Novo Superior Geral da Comunidade Serviteurs de Jésus et de Marie



(Giuseppe Nardi) Os Serviteurs de Jésus et de Marie - Servos de Jesus e Maria - possuem um novo Superior Geral. A comunidade religiosa tradicionalista francesa foi fundada em 1930 pelo padre Jean-Edouard Lamy (1853-1931). Em 1909 a Virgem Maria apareceu a Lamy e lhe pediu para que organizasse uma peregrinação à Notre-Dame des Boi próximo ao seu local de nascimento em Haute Mame. A Virgem lhe pediu também que estabelecesse uma ordem. Este último tornou-se possível pouco antes da morte de Lamy.

 O Capítulo Geral dos Serviteurs de Jésus et de Marie, que se reuniu na abadia de Ourscamp, escolheu o frei Laurent-Marie Picquet du Haut Jussé como novo Superior Geral. Frei  Laurent-Marie nasceu em 1968. Em 1998 foi ordenado sacerdote. Ele possui um doutorado em teologia obtido em Roma e é licenciado em direito canônico. Ele leciona teologia e direito canônico em várias casas de formação para sacerdotes, incluindo o seminário da diocese de Frejus-Toulon, do bispo Dominique Rey. O religioso é ainda capelão militar e juiz num tribunal da arquidiocese de Paris.

Em 2012 ele publicou uma introdução histórica, doutrinal e espiritual sobre a forma extraordinária do rito romano. O novo superior celebra regularmente no rito tradicional.

A comunidade dos Serviteurs de Jésus et de Marie possui apostolado na França e na Argentina, focando sobretudo o apostolado com os jovens. A ordem teve um começo tímido, mas sob a liderança de Fr. Thierry de Roucy, superior geral de 1988 a 2001, experimentou um crescimento no número de vocações e hoje conta com 30 membros, além de um ramo feminino criado recentemente. A comunidade tem sua sede principal na antiga abadia de Ourscamp, criada em 1129 por São Bernardo de Claraval e nos seus dias de glória contava com mais de 500 monges. Após a revolução francesa a abadia foi tomada pelo estado francês e transformada em residência para o governo revolucionário e posteriormente numa fábrica que foi ocupada pelos alemães durante a II Guerra e, finalmente, bombardeada pelos aliados. Em 1940 ela foi dada aos freis Serviteurs de Jésus et de Marie que a restauraram.

***
A comunidade reúne tudo o que não está muito na moda atualmente - vocações em crescimento, vida de oração, monges de hábito e disciplina. Resta saber se a proximidade do novo superior geral com o rito tradicional poderá, em breve, ser motivo de intervenção da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, liderada pelo reacionário cardeal Braz de Aviz.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...