segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Jesus e Buda em Mangá

Antes de qualquer coisa, eu repasso apenas a entrada abaixo como fato curioso. Só isso. Não tenho nenhuma opinião sobre o assunto, nem farei considerações aqui (por enquanto). Entretanto, o que você acha?




Saint Oniisan – Buda e Jesus no Japão


(Anfreak.com) Vocês já pensaram como Jesus viveria nos tempos atuais? E a relação entre Ele e Buda? Pensamentos como esse geraram uma serialização do mangá de Hikaru Nakamura, mesmo criador de Arakawa Under Bridge, de nome ‘Sei Oniisan’.

Sei Oniisan é um mangá no estilo slice-of-life ou divine-life, conta o dia-a-dia de Jesus e Buda na tentativa de experimentar o mundo moderno, neste caso, o Japão. O mangá coloca uma visão engraçada da religião, atitudes, cultura e costumes no Japão através dos olhos de Jesus e Buda.

Ao longo do manda acompanhamos o dia-a-dia de Jesus e Buda dividindo um apartamento em Tóquio, experimentando banhos públicos, parques temáticos, e inclusive a internet. Também temos uma breve explicação da natureza divina do personagens, só para poder comprar com a sua insignificância na sociedade japonesa moderna.

As pessoas com quem eles se socializam, antem de reconhecer quem eles realmente são pensam neles como alguém que se parece com o Johnny Depp e um cara com um botão em sua testa.





 É um mangá bem-humorado sobre a vida cotidiana de Jesus e de Buda, com cada capítulo dedicado a algum elemento da vida moderna, como a Disneylândia, a hora do rush no trem, Natal, a piscina pública, carnavais e muito mais.

O mangá está em publicação desde 2007 e conta com 8 volumes publicados, é publicado pela Kodansha e é classificado como Seinen. A série ganhou um filme que foi lançado no Japão em 10 de maio de 2013 pelo estúdio A-1 Pictures, além do filme o mangá já possui 2 OVAS.


Na camiseta está escrito:
Filho do Carpinteiro
Jesus Cristo – É retratado como um “sei-jin” (homem santo) despreocupado, generoso e bem-humorado. Ele, diferente de Buda que é muito severo na relação entre ele e seus seguidores, é bem amigável aos seus apóstolos, incluindo Judas, o que de certa forma, irrita Buda. Os habitantes do Paraíso são super-protetores com Jesus e às vezes interferem nas situações quando ouvem o choro de Jesus, mesmo se for apenas por causa de uma roda-gigante.

Como uma figura divina, a cabeça de Jesus brilha com uma auréola quando ele faz ou diz algo virtuoso. Quando as emoções de Cristo estão em picos (geralmente quando ele acha algo engraçado ou se assusta), milagres acontecem inesperadamente. Na série, Jesus é um verdadeiro devoto de novelas e programas de drama e faz análises deles no seu blog.







Buda Gautam – Buda é um “sei-jin” calmo, racional e gentil, mas tem problemas quando é preciso gastar dinheiro. Quando as coisas apertam, Jesus sempre “salva” a situação com sua simplicidade, mas quando a natureza despreocupada de Jesus o impulsiona a comprar, isso realmente irrita Buda. Quando ele se irrita por causa das palhaçadas de Jesus, sua auréola começa a brilhar cada vez mais até que ele se acalme ou que alguém peça desculpas. Desde que Buda conheceu Ozamu Tezuka em uma lanchonete, ele se tornou seguidor de suas obras, principalmente a que fala sobre ele.

Infelizmente não é fácil encontrar nem os ovas nem o filme e nem o manga em português com muita facilidade, alguns lugar até possuem uma tradução porém não é totalmente fiel nem comprometida com a sequencia. Em breve quem sabe algum fansub não traduza o filme também, fiquemos no aguardo até la. Mas para quem também lê mangas em inglês é facilmente achado na internet.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...