terça-feira, 5 de agosto de 2014

Nem todo mundo está feliz com Francisco. Começando pelos jovens padres.

Clero jovem e "conformista" está desconfiado de Francisco - Afirma Arcebispo de Dublim

"Eles estão tão presos num modelo de sacerdócio do passado"

(The Tablet | Tradução Blogonicus) - A coragem do Papa Francisco está causando inquietação entre aqueles com "um catolicismo muito conformista e fechado" alertou o arcebispo de Dublim.

Num discurso proferido em Melbourne, o arcebispo Diarmuid Martin fez referência a um jovem padre que recente contou ao seu pároco que não estava tão feliz com algumas das coisas que o Papa dizia.

O jovem sacerdote sentia que [as palavras do Papa] "não estão alinhadas com o que aprendemos no seminário" e ele sugeriu que elas estavam "deixando os fiéis inseguros e até mesmo encorajando aqueles que não professavam as crenças católicas ortodoxas a desafiarem o ensinamento tradicional".

O arcebispo alertou os católicos progressistas e conservadores contra o encerrar-se sobre suas próprias ideias. Ele também reconheceu que o catolicismo irlandês tinha uma forte tradição de ensino estrito.

Respondendo aos comentários, Pe. Seamus Ahearne da Associação de Padres Católicos, afirmou que as palavras do arcebispo eram "adequadas" e o que a Igreja na Irlanda precisa ouvir mais comentários como estes.

Ele afirmou que a preocupação do arcebispo com o 'jovem padre' era bem familiar já que muitos estão preocupados com alguns jovens padres que na Igreja irlandesa aparentam abraçar uma visão muito tradicionalista da Igreja.

Eles estão "tão presos num modelo de sacerdócio do passado", comentou e disse que isso se manifesta na "forma como eles se vestem, na forma como celebram a missa e na forma como se posicionam".


***
Nossos comentários...

A Associação de Padres Católicos é um grupo que até bem pouco tempo atrás se colocava como crítico e desconfiado de Bento XVI e João Paulo II, por exemplo, mas agora se converteu na guarda pretoriana do Papa Francisco. Isso vem acontecendo em todo o mundo, com grupos que sempre estavam não só à margem da ortodoxia, mas divergiam de tudo o que a Igreja dizia. Coincidência? Ou talvez eles vejam em Francisco alguém capaz de responder aos seus mais profundos anseios por mais mudanças, mais "aggiornamento"? Vai saber...

Nós estamos assistindo, novamente, a uma grande mudança de valores - o certo agora é errado. É motivo de escândalo "a forma como eles se vestem, a forma como celebram a missa e a forma como se posicionam"!

O jovem padre se questiona: Por que o que me ensinaram no seminário parece ser tão diferente do que sai da boca do Papa? Um questionamento certamente legítimo nesses tempos de incertezas e de magistério oficioso das entrevistas e telefonemas, e só por essa dúvida cruel temos a certeza da perplexidade deste jovem padre e do nível de formação que recebeu. Certamente não frequentou um seminário progressista, porque se tivesse passado por uma casa de formação moderna não iria ligar muito para o que o Papa fala.

O jovem sacerdote está confuso e preocupado com os fiéis e com a Igreja e aí vemos que é realmente um padre de linha mais tradicional. E que resposta recebe? Ora! O culpado é o próprio padre, certamente afetado com alguma doença mental que o impede de ver o quão maravilhoso é este pontificado! Já o acusam, embora sem empregar o termo, do maior pecado e da maior heresia que a Igreja já viu: cripto-lefebvrianismo. Ário e Lutero não fizeram mal algum, mas Mons Lefebvre... misericórdia!

Aqui é importante a gente ter em conta que todos os papas são criticados, mas o que importa é o teor da crítica. A divisão em direita e esquerda, embora não seja apropriada num ambiente eclesial, nos ajuda a entender. João Paulo II e Bento XVI (só para considerar os mais recentes) eram criticados por serem conservadores demais, por pregarem o que estava no catecismo ou na doutrina social da Igreja, exigindo fidelidade à liturgia (Bento XVI mais do que JPII). Os críticos desses papas eram também os críticos da doutrina e da ortodoxia da Igreja Católica, em suma os revolucionários.

Com Francisco acontece o inverso. Os críticos desse papa são aqueles que por anos lutaram para defender a ortodoxia nos níveis mais fundamentais da comunidade de fé, seja nas paróquias, nos grupos de oração e estudo, etc. Eram desprezados pelo clero revolucionário, pelos bispos progressistas, espezinhados pelos teólogos da PUC, etc. Não se trata, portanto, de um revesamento da crítica, uma lei do pêndulo que diz que agora quem critica é a direita ou a esquerda. É nessa análise que falham os conservadores que tentam, pobres coitados!, defender ações do Papa que são objetivamente contrárias "aquilo que aprendemos no seminário".

O ambiente no qual Francisco circula com mais desenvoltura é o mesmo ambiente que era hostil à Bento XVI e JPII.

Eu confesso que tenho dó do trabalho que os bispos conservadores mais eminentes estão tendo para defender Francisco. Recentemente o arcebispo da Filadélfia, Charles Chaput, numa palestra proferida no Napa Institute na Califórnia chegou a afirmar, numa constatação óbvia para nós, que "nem todo mundo está feliz com o Papa Francisco"! E ele disse a frase não num contexto de "quem não tá feliz com Francisco é ruim da cabeça ou doente do pé", como sugerem os progressistas, mas ponderando e tentando argumentar que Francisco é o Papa que precisamos hoje.

Se por um lado alguns bispos (coitados!) buscam defender o Papa, outros já preparam as fogueiras para a caça as bruxas que se avizinha, como é o caso do arcebispo irlandês. E Francisco dá sinais claríssimos que não gosta de conservadores, muito menos de tradicionalistas ou, como ele chama, de "restauracionistas". Todos os bispos removidos ou visitados por ordem de Francisco são ou podem ser enquadrados como conservadores, a única ordem religiosa no mundo que foi severamente interferida é uma ordem conservadora, em várias entrevistas oficiais ou oficiosas ele já deixou claro que não entende os padres e fieis que desejam a missa tradicional ou que fazem buquês espirituais, ou que se vestem dessa ou daquela forma, etc. São os mesmos preconceitos repetidos pelo padre da Associação de Padres Católicos da Irlanda. Coincidência? Paranoia?

Estamos realmente vivendo um período de aquecimento para uma caçada. Quem vai soar as trombetas? A morte de Bento XVI, é claro. Acredito - e aqui é pura especulação minha, fique avisado - que o Motu Proprio Summorum Pontificum só não foi revogado ou anulado porque Ratzinger ainda vive. A partir do momento que o Santo Padre Bento XVI for ao encontro do Senhor, as porteiras se abrem e os cães furiosos são soltos. Rezemos então pela saúde do Papa... emérito!

8 comentários:

Anônimo disse...

As contradições da Igreja pós-conciliar, agora, não são apenas em face do magistério pré-conciliar. Agora, os próprios papas modernistas, a partir de João XXIII, se contradizem entre si. Cada papa está dizendo o que quer, o que lhe dá na veneta. Diante disso, os fiéis começam também a comportar-se como querem, ou, se são carismáticos, conforme as revelações do Espírito que dizem receber.
Arcipreste de Toledo

Anônimo disse...

Caro Danilo, eu não seria tão fatalista assim, o Santo Padre Francisco só tem um ano e meio de pontificado! E um Pontífice novo no cargo.E normal que sempre que uma liderança nova apareça aja certa desconfiança entre seus subalternos, é assim em qualquer ambiente humano e na Igreja não é diferente, Todos os papas quando eleitos passam por isso.
Principalmente os padres jovens ainda muito imaturos não estão preparados para as reformas que estão vindo de Roma, vejo em voces tradicionalistas um medo infundado de o Papa Francisco proibir a missa tridentina. Esse medo é um temor totalmente pueril, Essa meia duzia de padrecos irlandeses estão incomodados pelo fato de o Papa ter-lhes dado um puxão de orelhas, O Papa insiste incansavelmente para que os parocos não fiquem encastelados em sua casa paroquial dando ordens muitas das vezes inuteis que os paroquianos não obedecerão, mas que façam como os grandes parocos como São João Maria Vianey, que ia ao encontro dos fiéis atendendo em suas necessidades e ensinando o evangelho e por consequencia a doutrina católica. Minha opinião é a mesma da Montfort, Há um grupinho que esta insistindo em colocar o Papa de contra os tradicionalistas, muita gente ai se dizendo muy católica mas que no fundo quer criar um cisma na igreja.
luis Augusto.

Anônimo disse...

Danilo vc esta ficando paranoico meu amigo.

Anônimo disse...

O pior cego é o que não quer ver. Quem nasceu para ser capacho nunca será um homem.
Há católicos tão imbecis que não vêem as heresias que a toda hora o bispo de Roma profere.
Que vão todos os defensores do bispo D. Francisco Bergoglio rezar com os pastores evangélicos de Caserta.
Arcipreste de Toledo

Bruno Luís Santana disse...

Danilo, para que não digam que você está paranóico, quando puder faça um cronograma das notícias referentes a Bergoglio, desde os tempos em que ele era arcebispo de Buenos Aires e intrigava contra D. Rogerio no Paraguai. E não esqueça do que ele tem feito no episcopado argentino em apenas um ano e meio, retirando os arcebispos de viés conservador colocados por Bento XVI para neutralizar-lhe o poder de fogo. Ele juridicamente não pode abolir a Missa Tridentina sem negar frontalmente a Bula de São Pio V, que foi escrita com autoridade petrina de indulto universal e anátema a quem lhe tentasse subverter. Mas se aguardarmos mais um pouco, infelizmente ainda haverá muitos outros escândalos e perseguições que você noticiará contra do papa contra a Igreja. É só aguardar, ele tem muita sede de subversão, e não saciará enquanto não deixar a Igreja como se fosse uma grande CEB.

Anônimo disse...

Caro Arcipreste, o blog do Danilo é uma página Católica, Os sedevacantistas como tu já deixaram de ser católicos faz tempo, E preferivel rezar junto com os protestantes de caserta do que ser perseguido pelos islamicos no Iraque, Toledo va estudar mais a situação da Igreja meu filho e depois veja se es homem suficiente para discutir com os outros, pois se não sera apenas um capacho das heresias de D.Lefreve

Anônimo disse...

Diz o Papa Santo Agatão que quem reza com herege é um herege.
Que coisa mais sem nexo: é preferível rezar com protestantes em Caserta a ser perseguido pelos muçulmanos no Iraque. Sê homem, tu, que és um covarde recusando ser mártir no Iraque.
Arcipreste de Toledo

Anônimo disse...

Caro Arcipestre como pode chamar de covarde a quem não conheces hein???? Se quer tanto assim ver martires no Iraque então vai tu na frente e prove que é homem!!!! ou então não passara de mais um falastrão covarde e ainda por cima inutil!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...