domingo, 10 de agosto de 2014

Retomando. Vários comentários numa única postagem.

Estive um pouco ausente do blog por alguns compromissos de trabalho. Vou tentar comentar brevemente alguns fatos importantes que passaram longe do blog nessa ausência.

Boa Notícia 1 - Dom Fernando Guimarães é o novo bispo do Ordinariato Militar

A esta novidade não cabe muito comentário, apenas comemoração! Dom Fernando é um bispo excelente e tenho certeza que o Ordinariato receberá os bons frutos do seu episcopado.
Você consegue contar nos dedos das mãos o número de dioceses que oferecem aos seus seminaristas uma excelente formação e dá aos padres condições de uma vida espiritual e de exercício do sacerdócio realmente católicos. Conta nos dedos das mãos e ainda sobram dedos, infelizmente. O Ordinariato é um desses raros oásis no Brasil eclesio-socialista.
Então nada a se comentar, apenas agradecemos a essa (rara) boa notícia que veio de Roma.
Até o momento o site da CNBB nem noticiou a nomeação, muito menos publicou qualquer nota de felicitações ao novo Ordinário. No mesmo dia da nomeação, o site da CNBB tinha coisa mais importantes para noticiar - "Entidades debatem questão energética no Brasil". Nos dias seguintes: "Questões sobre transgênicos são apresentadas à CNBB", "Dom Guilherme destaca olhar de esperança no documento 101 da CNBB" sobre reforma agrária.

Boa Notícia 2 - Diretório para o Ministério e Vida dos Sacerdotes

A Congregação para o Clero publicou uma nova edição do Diretório para o Ministério e Vida dos Sacerdotes (aqui faço a tradução do título do documento em inglês, então me perdoem se não for o mesmo título em português). Neste documento, que busca ser realmente um guia, como o próprio nome sugere, para o exercício do ministério sacerdotal, se lê que a batina é a veste própria do ordenado e recomenda fortemente o seu uso.
É claro que o documento é apenas um documento e que é muito pouco provável que algum padre diocesano brasileiro, por exemplo, o siga. É possível que nem mesmo saiba da sua existência.
Esse diretório vaticano deveria, no mundo das regras que não são seguidas, ser a referência fundamental para todo e qualquer documento da Conferência Episcopal sobre o mesmo assunto. Deveria...
Na prática é letra morta, arquivada rapidamente numa gaveta, mas ainda sim reconheçamos que a Congregação fez um bom trabalho lembrando aos ordenados de algumas coisas. Parabéns!

Má Notícia 1 - Templo de Salomão. Jerusalém agora é no Brás.

Todo mundo ficou sabendo da inauguração do mega-templo de Edir Macedo. Autoridades políticas de grande vulto estavam presentes, uma cerimônia teatral foi conduzida para enaltecer o templo milionário.
Está materializado em cada tijolo superfaturado do Templo de Salomão do Brás a incompetência e a negligência dos bispos brasileiros. As cabeças da CNBB - de ontem e de hoje - deveriam estar nas primeiras filas do templo, assistindo Edir Macedo se proclamando sumo sacerdote.
Dom Henrique Soares foi o único bispo a abordar o assunto. Mas fica contraditório um bispo se levantar, mesmo com razão, e esclarecer que o templo de Edir Macedo não passa de um embuste sem qualquer fundamento teológico cristão e uma ofensa histórica aos judeus, e continuar participando das Assembleias da CNBB, aplicando a doutrina da CNBB e vivendo o espírito de colegialidade cnbbista. Não foi esse espírito que permitiu o Templo de Salomão? Não foram os anos de Campanha da Fraternidade, esvaziando qualquer espírito católico das nossas quaresmas, que espantaram os católicos para o redil comercial de Edir Macedo? Fica a pergunta ao bispo.
O Templo do Brás foi só o primeiro. Outras denominações pentecostais também irão demonstrar o seu poder econômico, porque é uma guerra comercial em busca de consumidores disfarçada de religião. Talvez até reconstruam uma Jerusalém completa no sertão do Cariri.

Má Notícia 2 - O comuna reabilitado por Francisco ataca João Paulo II e afirma que Fidel Castro é inspirado diretamente pelo Espírito Santo.

O Papa Francisco recentemente retirou de Miguel d'Escoto Brockmann a suspensão "a divinis" imposta pelo Papa João Paulo II quando o sacerdote nicaraguense se recusou a abandonar sua participação no governo sandinista.
A remissão da pena, embora diversa e de menor peso que uma excomunhão, não se processou verificando qualquer arrependimento público da parte de d'Escoto Brockmann, pelo contrário, este ainda se orgulha de todo o passado e recentemente fez a seguinte afirmação: "O Vaticano pode silenciar a todos, então Deus fará as pedras falarem e espalharem a sua mensagem. Mas Ele não fez isso, Ele escolheu o maior latino-americano de todos os tempos: Fidel Castro".
Sim! Embora o novo Templo fique no Brás, o profeta está radicado em Cuba! Fidel Castro, para d'Escoto, deve ser um novo arauto do Espírito Santo.
Mas quem sou eu pra julgar?

Notícia Horrorosa - Muçulmanos decapitam crianças no Iraque.
Continua o martírio dos nossos irmãos e irmãs no Iraque e alguns regiões da vizinhança. Segundo informou um cristão caldeu norte-americano a rede de Tv CNN, há uma praça em Mossul onde as cabeças de crianças são empaladas e ficam a mostra.
Milhares de homens estão sendo executados, sobretudo através da degola. A sombra do mal nunca se mostrou tão forte como no Iraque, a perseguição aos batizados nunca foi tão cruel e sanguinária.
Os EUA, reticentes desde o começo, estão considerando uma nova intervenção militar. Alguns bombardeios já foram feitos. A culpa do nascimento dos terroristas é de Obama, já que o presidente deixou o Iraque sem qualquer condição de se auto-proteger depois da guerra, para cumprir uma promessa de campanha feita ainda na sua primeira eleição.
Parece que agora o mundo começou a olhar com seriedade para o Iraque. A demora custou milhares de vidas e mais de 200 mil cristãos estão em debandada.
Continuemos a rezar sempre com mais força pelos cristãos do Iraque e pela derrota do demônio que lá  instalou seu reino de terror, um inferno na Terra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se é ignorância minha, mas eu vi como "punição" a dom Fernando ter sido retirado da diocese de Garanhuns para a "diocese especial" dos católicos militares. Ou seja, o pastoreio do bispo ortodoxo deixaria de incidir sobre a vida de católicos "normais" para restringir-se a uma classe, e justamente a classe de pessoas que ama a hierarquia e a disciplina. Ou seja, dom Fernando Guimarães deixará de "fazer a cabeça" do povo com suas idéias "ultrapassadas"... Mas o Ordinariato Militar é uma jurisdição enorme, vejo no Catholic-Hierarchy que em 2004 contava com 140 sacerdotes. Que Deus abençoe o novo ordinário militar e conceda um sucessor à sua altura em Garanhuns.
PEDRO PELOGIA.

Anônimo disse...

Quanto ao sacerdote comuno-sandinista-castrista, foi a piada da semana!

Questionar a santidade do bom papa Wojtilla era cousa de rad-trad até então...

Pedro Pelogia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...