quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Maradiaga no lugar de Braz de Aviz?


(Marco Tosatti - La Stampa) Vozes insistentes profetizam uma mudança importante no vértice da Cúria Romana. O cardeal brasileiro João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os religiosos, poderia retornar ao Brasil, para a [arqui]diocese de Aparecida.

O seu lugar seria ocupado por um dos principais conselheiros e colaboradores do Papa Bergoglio, o cardeal hondurenho Oscar Andres Rodriguez Maradiaga. Maradiaga, salesiano,  já estava cotado para um cargo na Cúria romana, alguns anos atrás, quando era secretário de Estado o seu confrade Tarcísio Bertone. Mas o projeto não foi adiante. Maradiaga é o primeiro cardeal da história de Honduras; foi considerado papabile nos últimos dois conclaves, toca piano (como Bento XVI), possui um brevê e fala seis línguas. Nas suas veias, segundo um biógrafo, corre sangue Maia.

Outras movimentações semelhantes, em breve, são o Prefeito da Congregação para o Culto Divino, o cardeal Antonio Cañizares Llovera (apelidado de pequeno Ratzinger), que alguns afirmam que partirá para a Espanha (Madri). E sempre a Espanha, para a Catalunha, Barcelona, poderia partir o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o jesuíta espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer. Ladaria é de Barcelona, mas não é seguro que aos 70 anos desejaria o governo de uma diocese.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...