domingo, 30 de outubro de 2011

Comentários do Bispo de Tulsa/EUA

O bispo de Tulsa, Edward Slattery concedeu uma entrevista ao periódico National Catholic Register, publicada no último dia 28 de outubro. Nela podemos conhecer um pouco mais do pensamento do bispo que corajosamente restaurou a celebração Ad Orientem em sua catedral e participa, sempre que possível das celebrações na forma extraordinária. Bispo Slattery foi o celebrante da missa pontifical no Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington DC, por ocasião do aniversário do pontificado de Bento XVI. Infelizmente essas missas foram proibidas pela administração do Santuário e, pelo que comentam, pela arquidiocese de Washington. As missas tridentinas transmitidas pela rede católica norte-americana de TV, EWTN, também foram proibidas.

NCR: Você já fez declarações públicas sobre problemas com a liturgia. Que mudanças gostaria de ver?

Gostaria de ver a liturgia se tornar o que o Vaticano II pretendia que fosse. Isso não é algo que pode acontecer durante a noite. Os bispos dos Estados Unidos que foram os padres conciliares chegaramem casa e fizeram mudanças muito rapidamente. Não deveriam ter visto a antiga liturgia, o que chamamos de Missa Tridentina ou Missal do Papa João XXIII,como algo que precisava ser corrigido. Nada foi quebrado. Houve uma atitude que indicava que tínhamos que implementar o Concílio Vaticano II numa maneira que afetasse radicalmente a liturgia.

O que perdemos em um curto período de tempo foi a continuidade. A nova liturgia deve ser claramente identificável como a liturgia da Igreja pré-Vaticano II. Mudanças, como a deslocação do altar, eram demasiado súbitas e radicais demais. Não há nada nos documentos do Vaticano II que justifica tais mudanças. Nós sempre tivemos missa de frente para o povo, assim como Massa ad orientem ["a leste", com padre e as pessoas enfrentando o mesmo sentido]. No entanto, Massa ad orientem era a norma. Estas mudanças não vieram do Vaticano II.

Além disso, não foi uma decisão sábia acabar com o latim na Missa Como isso aconteceu, eu não sei, mas os padres conciliares nunca pretenderam abandonar o latim. Eles queriam conservá-lo e, ao mesmo tempo, abrir espaço para o vernáculo, principalmente para que as pessoas pudessem compreender as Escrituras.

Bispos após a consagração da capela do Seminário da FSSP (2010)
Dom Slattery está do lado direito do cardeal Levada

NCR: Você mesmo já começou a celebrar missas Ad Orientem.

Sim, na nossa catedral e uma poucas paróquias onde os sacerdotes me pediram. Na maioria das vezes, eu rezo a missa de frente para o povo quando viajo pela a diocese ou quando eu tiver um grande número de sacerdotes concelebrantes, porque funciona melhor assim.

Alguns padres têm seguido meu exemplo e celebram ad orientem também. Eu não tenho solicitado que eles mudem. Eu prefiro dar o exemplo e deixar o sacerdote pensar sobre isso, rezar, estudá-lo, e então olhar para as suas igrejas e ver se é viável fazer.


NCR: E é positivo quando as pessoas estão pensando e falando sobre a liturgia.

Quando as pessoas fazem a liturgia parte da conversa, é uma coisa boa. Quando sacerdotes e leigos discutem a liturgia, eles verão o quanto é importante e como é uma obra de Deus e não nossa.

Mas devemos nos aproximar da liturgia de joelhos com humildade enorme, reconhecendo que ela não pertence a nós. Ela pertence a Deus. É um dom. Nós adoramos a Deus não através da criação de nossas liturgias próprias, mas recebendo a liturgia como vem até nós pela Igreja. A liturgia deve ser formada e moldada pela própria Igreja para ajudar as pessoas a rezar melhor. E todos rezamos melhor quando estamos dispostos a receber o que Deus tem oferecido, em vez de criar algo próprio.

Visto em: Rorate Caeli

Um comentário:

Anônimo disse...

Que entrevista esquisita!!

Minha resposta para os dizeres desse bispo é:

Me engana que eu gosto!

Renato Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...