terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Até quando..." diz Cardeal Brás de Aviz.

Cardeal brasileiro critica Igreja Católica eurocêntrica 

João Braz de Aviz, o único latino-americano entre os 22 recém-criados cardeais católicos [sic], no sábado, criticou a Igreja por ser muito eurocêntrica.

"A Europa deve voltar a mostrar uma atitude mais fraternal com os outros continentes e parar de olhar por cima dos outros", Braz de Aviz disse em uma entrevista a nova agência de notícias do Vaticano, a I.Media.

"Quanto tempo mais vamos ser liderados pela Europa e os Estados Unidos?" exigiu Brazde Aviz, elevado a cardeal pelo Papa Bento XVI em uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro no sábado.

"Você não pode mais pensar que a América Latina, Ásia e África não mudaram, que eles ainda são colônias ou o Terceiro Mundo", disse ele.

O mais universal do Colégio dos Cardeais ", o melhor será representar a Igreja. Nós já fizemos muito nesta direção, mas temos de continuar", acrescentou Braz de Aviz, 64.

A região latino-americana tem a maior concentração mundial de católicos.

Alguns críticos apontam para a preponderância dos europeus, especialmente italianos, nahierarquia da Igreja, nomeadamente o Colégio dos Cardeais, como evidência de viésocidental do papa.

Os críticos dizem que as nomeações mostram uma forte tendência para a Europa, como fora dos 125 cardeais com idade inferior a 80 - "cardeais eleitores" elegíveis para eleger [sic!] o papa em um conclave secreto - 67 são da Europa.

Meros 22 são da América do Sul, 15 da América do Norte, 11 da África e 10 da Ásia e doPacífico.

Além disso, a indução de sete italianos no quarto consistório de Bento XVI leva para 30 o número de cardeais italianos eleitores - quase um quarto do total, de longe superamqualquer outro país.

Os novos cardeais incluem nove outros europeus, bem como dois americanos, um canadense, um brasileiro, um indiano e um chinês de Hong Kong.

Fonte: Clerical Whispers

2 comentários:

Anônimo disse...

Era de se esperar isso, já que a esmagadora maioria dos bispos brasileiros são politiqueiros socialistas e comunistas.

Anônimo disse...

Correto o comentário acima. Além de tudo, foi na Europa que floresceu a civilização cristã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...