terça-feira, 6 de março de 2012

"Quero a cabeça de Pe. Paulo"



Acredito que, agora, todos aqueles que leem este blog já sabem sobre o embate que começa a acontecer em Cuiabá, na arquidiocese onde o Pe. Paulo Ricardo, famoso pregador, tem sua residência. Leiam aqui, aqui e aqui, mas também aqui.

Embora a tolerância dos tolerantes não me cause surpresa alguma e a sua hipocrisia seja por todos conhecida, o caso merece especial atenção porque não se trata apenas da investida (furiosa) de uma porção caduca do clero, mas de um verdadeiro sinal.

O que estão fazendo com Pe. Paulo Ricardo é feito sistemática e cotidianamente com centenas de outros Padres Paulos em praticamente todas as dioceses. A perseguição perversa, a calúnia e o terror psicológico são instrumentos nas mãos de muitos Vigários, Assessores, Agentes e até mesmo bispos!

Quantos padres não são transferidos das suas paróquias - ou mesmo destituídos delas - por rezarem a missa de sempre, por pregarem o catecismo, até mesmo por usarem batina. Os números, se soubéssemos, nos assustariam. Eu mesmo posso testemunhar a mão sinistra do progressismo agindo aqui, na minha diocese, para impedir que a missa tridentina seja rezada. Uma mão sombria, que articula nos bastidores, que calunia na calada da noite, fria como a pedra de ametista que infielmente repousa num dos seus dedos.

Temos muitos padres Paulos em nossas dioceses. E o ataque a eles, feito nas reuniões do clero, é o mais vil. Muitos deles, inclusive, se tornam padres apáticos ou, em casos extremos, abandonam o sacerdócio. Que tristeza para o coração da Igreja!

Diferente do que escreveram, não acredito que Pe. Paulo tenha pecado por excessos ou falta de prudência. Muitas vezes nós confundimos prudência com covardia, com preguiça, com falta de vontade, etc. Pe. Paulo apenas disse o que ele sempre diz. Acredito que um ataque como esse viria mais cedo ou mais tarde, era apenas uma questão de tempo e oportunidade.

Pe Paulo, como muitos outros Paulos, sabe que o caminho que escolheu pode levar apenas ao sofrimento. É por isso que é tão difícil trilha-lo, é por isso que muitos, com uma falsa noção de caridade (embora bem intencionados, sem dúvida), pedem para que ele "seja mais prudente" e "se cale um pouco pensando no bem do apostolado que faz".

Cabe agora ao bispo dar a sua sentença. Estará o bispo ao lado de "padres" que servem ao mundo ou do lado de um padre que serve ao Senhor? Simplismo? Exatamente! A questão toda é simples assim e não adianta complicar com mirabolantes sofismas. Ou se está com Ele ou se esta contra Ele.

Por isso nossas orações mais fervorosas e nossas palavras mais doces e firmes devem ser dirigidas ao Senhor Arcebispo!

Aos autores e signatários da carta, que somam pouco mais de 20 pessoas, me causa espanto e admiração que venham a público pedir a cabeça de Pe. Paulo, pois normalmente agem nas sombras das cúrias.

Guardando a devida proporção, vejo aqui um paralelo com João Batista, Herodes, Herodias e Salomé. Pois sua reputação cresceu entre o povo e porque acusava os poderosos, dentre eles a rainha Herodias e ela nutria grande ódio por ele, Herodes prendeu João Batista e, iludido pela dança de Salomé, o rei ordena a sua decapitação. Nos Evangelhos (Mateus e Marcos) Salomé não tem nome, mas foi suficientemente forte para cortar, com a mão alheia, a cabeça de João Batista.

Novamente, guardado das devidas proporções e com todo o respeito devido, o Senhor Arcebispo de Cuiabá será iludido pelas palavras falaciosas e pelos argumentos mirabolantes daqueles que pedem a cabeça de Pe. Paulo Ricardo?

A Salomé de Cuiabá não tem um nome apenas, mas 27!

3 comentários:

Antonio Augusto disse...

Ótimo texto, Danilo. Também não acredito que o Pe. Paulo tenha cometido exageros. Quando Nosso Senhor expulsou com chicotadas os vendilhões do Templo, parece não ter feito ressalvas escrupulosas quanto àqueles que poderiam estar vendendo pombinhos sem a consciência ou intenção de profanar o templo de Deus.
Como ao Pe. Paulo Ricardo, "o zelo pela casa do Senhor o consumiu".

Júlio Cézar disse...

É uma vergonha o que querem fazer com esse grande sacerdote católico!

Anônimo disse...

Novas perseguições para o Padre Paulo Ricardo.
Hoje estive com um padre amigo meu que faz parte do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética da CNBB e ele me disse que o "Pe. Paulo Ricardo tá queimado na CNBB" e que na reúnião que terminou ontem, as pregações e os textos do Pe. Paulo estava na pauta da reunião "todos com seus nots" visitavam na net os textos do padre. O caso teve inicio quando (que eu não sei quando)o Pe. Paulo disse que pra fazer catequese basta o catecismo.
Vamos aguardar pra ver o que vem dai.
Ave Maria Immaculata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...