terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bispo "de luxo" afastado. Mas e quanto ao Cardeal de luxo?

Marx - Cardeal de Extremo Luxo entre os conselheiros do Papa pobre


Depois de meses de contestação e acusações pela mídia e por alguns padres da diocese, e depois de ter recorrido em pessoa ao Papa Francisco, o bispo de Limburgo, Dom Terbatz Van Elst, foi afastado temporariamente da sua diocese. Já escrevemos sobre isso aqui.

A acusação contra o bispo seria de gastos exagerados, ou mesmo exorbitantes, na construção da residência episcopal. Jornais e outros meios de comunicação, alimentados pelo clero, traçaram uma linha oposta entre Van Elst e o Papa recém eleito Francisco, contrastando a simplicidade deste último com a gastança desenfreada do primeiro.

A reunião no Vaticano se deu no mês passado, com a presença do ultra-liberal Robert  Zollitsch, na qualidade de [ainda] presidente da Conferência Episcopal da Alemanha. Os bispos da Alemanha procuraram se distanciar de Van Elst, tratando o caso com meias palavras.

É possível que o bispo tenha exagerado nos gastos, mas acredito que isso não era caso para que o Vaticano o afastasse. Pensem, por exemplo, em bispos como Casáldaliga, Balduíno, Redovino e cia que, embora não gastem horrores, causam um estrago muito maior à Igreja. Todos eles, é claro, não foram afastados.

Mas o que me leva a escrever esta pequena nota é o fato interessante, que não foi focado pela mídia 'imparcial'. Dom Terbatz foi afastado da sua diocese por conta de um projeto que custou €31 milhões. Uma cifra considerável, sem dúvida. Mas o que a mídia talvez tenha se esquecido é que o Cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique, também tem um projeto ativo para a construção de uma nova sede da arquidiocese. O valor? Singelos €130 milhões. Isso mesmo 130 milhões de Euros!

Marx é um dos conselheiros de Francisco no G8 que ajudará o Papa a 'governar' a Igreja.

Será que os pobristas irão mirar no cardeal? Acredito que não, afinal de contas Marx quer comunhão aos divorciados, fim do celibato, etc...

Por sua vez Dom Terbatz foi acusado de ser "muito ortodoxo", preferindo o doutrinal sobre o pastoral. Que pecado!

Um comentário:

Ricardo disse...

Só podia ser Marx..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...