domingo, 5 de dezembro de 2010

Julie & Julia - blogueiros que amam o que fazem

Ontem tive a oportunidade de assistir a um filme que entrou sem pedir licença para minha lista de preferidos: Julie & Julia.
Eis a sinopse:

Em 1948, Julia Child mudou-se para Paris na companhia do marido, nomeado adido cultural dos EUA. Apaixonada pela cultura francesa, ingressou em uma famosa escola de gastronomia e lançou o livro Mastering the Art of French Cooking, tornando-se extremamente popular nos EUA. Décadas mais tarde, em Nova York, Julie Powell acaba de fazer 30 anos e vive frustrada com sua vida de funcionária pública. Com o apoio do marido, resolve que testará todas as receitas do livro de Child por um ano e publicará os resultados em um blogue.

O que chama a atenção neste filme é que ele é um dos poucos filmes da atualidade que você pode colocar no seu DVD e assistir com toda a família. Todos gostam, todos se divertem. Bem diferente do que vemos na maior parte das prateleiras de locadoras: mortos que voltam pra te matar, robôs que querem te matar, vampiras que querem te matar, etc.
E, como um blogueiro, o filme é especialmente querido, porque retrata o universo de uma pessoa apaixonada por dividir suas ideias pelo mundo através de um simples botão de "publicar".
Julie Powell me deu uma ideia que quero colocar aqui neste blogue. Ah! não se preocupe porque não vou fazer as receitas do livro de Child, mesmo porque não conseguiria desossar um pato ou matar a lagosta :)
Quero compartilhar com os meus leitores algo mais que opiniões e textos escritos na terceira pessoa. Creio que isso falta aos blogues da minha atual blogosfera: personalidade.
Falta imprimir mais de nós nos nossos textos, expressar o que realmente sentimos. Até mesmo expressar as coisas mais ordinárias e cotidianas.
Parace soar como um insulto expressar suas opiniões dentro da blogosfera cat-tradi sem as referências teológicas pesas, sem as notas, citações, etc. Quer saber, estou um pouco farto disso! Isso é extremamente frustrante, precisar se expressar dentro dessas limitações.
Um blog precisa ser algo fácil, divertido e não um fardo. Isso foi Julie Powell quem me ensinou. A vida precisa ser divertida, isso é Julia Child quem ensina.
O filme mostra como um casal pode ser amoroso na década de 50 e no século XXI, bem diferente do discurso atual que diz que um casamento para sempre era coisa para a sua avó. Mostra duas mulheres fortes, autenticamente feministas num sentido totalmente ótimo.
Sem falar que Maryl Streep é uma excelente atriz, em qualquer papel.
Resumindo, assistam ao filme com a família. Assistam com a sua "tia Neide" que não entende como você consegue ficar duas horas lendo e escrevendo na frente do computador. Enfim, assista Julie & Julia, porque vale muito a pena.

Um comentário:

Rafael Vitola Brodbeck disse...

Parabéns pelo post. Minha esposa, Aline, e eu adoramos o filme, e vimos assim que chegou nas locadoras, e outra vez na TV por assinatura. É uma excelente pedida, e com muitos ensinamentos, como bem apontaste!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...