domingo, 11 de agosto de 2013
MP Summorum Pontificum Finalmente Traduzido
Após seis anos de vigência a Santa Sé decidiu que um dos documentos mais importantes do pontificado de Bento XVI deveria estar disponível em outras línguas além do latim e do húngaro.
Publicado em 2007, a carta apostólica em forma de Motu Proprio "Summorum Pontificum" reconheceu aos sacerdotes o direito de celebrar a missa e demais sacramentos conforme os livros litúrgicos em vigor no ano de 1962, portante antes do Concílio Vaticano II e das suas subsequentes reformas.
O documento não é só uma carta que confere clareza a um tema tão delicado, mas é acima de tudo um reconhecimento de um direito fundamental dos sacerdotes latinos, não alienado nem mesmo por Paulo VI.
Alguns blogs afirmam que a volta de Monsenhor, agora arcebispo, Guido Pozzo à comissão Ecclesia Dei foi o catalisador do update no site vaticano. Pessoalmente acredito que não, já que a Santa Sé ainda está mergulhada na letargia do período de férias. Acredito que o documento sempre esteve traduzido, mas só agora foi publicado "por algum equívoco".
Assinar:
Postar comentários (Atom)