domingo, 15 de maio de 2011

Aberrações em BH

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, é o presidente da comissão para Doutrina da Fé da CNBB. Na teoria, Dom Walmor dirigiria o departamento da conferência encarregado de ser o eco da ortodoxia católica no nosso país, trabalhando afinado com a Congregação para Doutrina da Fé em Roma. Isso na teoria...

Na prática, contudo, a história é outra e muito diferente. A arquidiocese de BH padece dos mesmos problemas que muitas dioceses brasileiras, inclusive a minha. Para quem acompanha os programas da TV Horizonte (da Arquidiocese) os problemas ficam claros.

As missas transmitidas pela Tv Horizonte são provas mais que suficientes da falta de controle na arquidiocese. Cada um é um papa absoluto por lá e a sobriedade litúrgica passa longe... Tanto que não ouvimos qualquer bom exemplo litúrgico vindo de BH.

Lembro-me uma vez de ter assistido a uma missa pela TV Horizonte com tantos cálices (de vidro) que parecia mais uma festa de reveillion que missa!

Embora o ordinário não seja um partidário da teologia da libertação, boa parte do clero (pelo menos daqueles que estão na TV) adere a esta ideologia.

O que nos chega pelo amigo Pedro Henrique não nos impressiona. É triste ver como a liturgia se transforma num instrumento mundano, criado para satisfazer a própria comunidade, ignorando os séculos que a precederam. Prova tácita do orgulho.

Vendo a liturgia enviada pelo Pedro Henrique - Novus Ordo Mineirus - vem à mente as palavras do bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique, sobre a liturgia. Recomendo que vejam o vídeo dele no youtube.
Manifestemos a insatisfação pelas deformações na liturgia ao senhor arcebispo, embora eu não acredite que surtirá um efeito, por isso escrevam diretamente ao Vaticano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...