quarta-feira, 11 de maio de 2011

GAFCON sobre o Ordinariato

A GAFCON, grupo que reúne os anglicanos conservadores e de linha evangélica da comunhão anglicana, emitiu um comunicado onde se destaca uma breve menção ao Ordinariato católico.

Notamos os esforços da Igreja Católica Romana em oferecer apoio aqueles fiéis e clérigos anglicanos que se encontram alienados pelas recentes ações na Comunhão [Anglicana]. Acreditamos que a provisão para um Ordinariato Anglicano é um dom gracioso mas triste que demonstra que nossa própria comunhão falhou em fazer provisões adequadas para aqueles que conservam uma visão mais tradicional da fé. Permanecemos convencidos que dentro das Províncias que representamos [as mais conservadoras] há meios criativos para apoiarmos aqueles que foram alienados para que eles permaneçam na família anglicana.

A comunhão anglicana encontra-se fundamentalmente balançada, com seu centro de comunhão - a Cantuária - sendo movido para o sul do planeta, para o que eles chama de "Cone-Sul ou Sul-Global" onde estão as províncias mais conservadores, sobretudo na África.

A última reunião de Lambeth - reunião que acontece a cada 10 anos - foi um fiasco em termos de ortodoxia. Vários prelados anglicanos do Cone-sul  boicotaram o evento, representando 2/3 da comunhão em ausências.

O grande problema é a província dos EUA (+Canadá) que se recusa a obedecer as normas estabelecidas pela comunhão e segue com sua agenda liberal. Em 2003, após a sagração de um bispo abertamente homossexual, a província norte-americana foi censurada pelos demais primazes e se comprometeu, por escrito, a não mais abençoar uniões homossexuais e sagrar bispos gays. Em 2010, contudo, esnobando o acordo feito, sagrou uma bispA lésbica.

A situação é bem parecida com a nossa, do tipo CNBB versus Papa (+Cúria, +2000 anos de Tradição, +Evangelhos). Após vários decretos publicados o que vemos no Brasil? Desrespeito. O acordo anglicano de Windsor, onde se censurava a província americana, foi tão obedecido quanto Summorum Pontificum no Brasil, daí vocês podem imaginar o tamanho da frustração dos bispos anglicanos conservadores.

Uma nova reunião da GAFCON foi marcada para 2013 onde provavelmente, após a aprovação de fato das bispAs na Igreja da Inglaterra, se consolidará a liderança africana em detrimento da européia e o ethos anglicano deixará de vez a histórica igreja inglesa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...