quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conselho para Nova Evangelização começa a tomar forma

Saíram nesta quarta-feira as nomeações para o Conselho para a Nova Evangelização. O conselho, idealizado pelo Papa Bento XVI, quer ascender a chama quase extinta da fé nos países que já viveram o primeiro anúncio do Evangelho. Para comandar o novo dicastério, foi escolhido o Arcebispo Salvatore Fisichella.
Após a criação do conselho o mesmo ainda não tinha nem uma sala para ser colocado na Cúria. A primeira vitória foi conseguir uma sala e um computador.
Agora surgem os nomes dos bispos e monsenhores espalhados pelo mundo que ajudarão o presidente a dar forma ao sonho de Bento XVI. Os nomes dão uma ideia da linha seguida pelo conselho, mas são tão heterogêneos que dificilmente poderemos dizer que é um conselho conservador ou progressista. Que pena, a gente adora classificar...
Para você ter uma ideia, alguns nomes:
George Pell - cardeal arcebispo de Sydney
Andre Mutien Leonard - arcebispo de Bruxelas
Bruno Forte - arcebispo de Chieti Vasto
William Levada - Doutrina da Fé
Marc Ouellet - Bispos
Angelo Scola - Patriarca de Veneza
Thimoty Dolan - arcebispo de Nova York

Esse é o lado direito do Conselho. Agora os nomes criativos

Christoph Schonborn  - Cardeal arcebispo de Viena ( I♥ Medjugorje)
Odilo Pedro Scherer - Cardeal arcebispo de São Paulo (I♥PT)
Robert Zollistsch - arcebispo de Freiburg (que não acredita que Jesus tenha morrido pelos pecados da humanidade, mas como um ato "simbólico" de amor)

Há mais nomes, mas não sei dizer quem são ou que defendem.

Um comentário:

Ricardo Passamani disse...

Pelos nomes, acredito que o Santo Padre desejou fazer um selecionado daquilo que é hoje a Igreja, com o joio e o trigo. Afinal, em 2012, o sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização dará diretrizes e programas que deverão ser postos em práticas com o que temos hoje de "recursos humanos" no episcopado mundial. Penso que a amostra é bem significativa e, além do mais, tem nomes respeitáveis, a despeito dos lamentáveis (mas reais).
O Conselho quer ser real e não utópico.
Abraços,
Ricardo Passamani

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...