terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Coptas ameaçados na França e na Alemanha


Angela Merkel, a chanceler alemã, e Nicolas Sarkozy, o Chefe do Estado francês, foram duas das personalidades que, em telegramas, manifestaram ao Presidente egípcio o seu repúdio pelo atentado contra a igreja copta de Alexandria, ao mesmo tempo que exigiam a Hosni Mubarak que tomasse medidas para evitar novo ataque. Porém, Merkel e Sarkozy correm o risco de que algo semelhante aconteça nos seus países, cujas comunidades cristãs coptas, também minoritárias, foram ameaçadas pela Al-Qaeda.[e porque justamente os coptas são ameaçados pela Al-Qaeda? Os coptas possuem exércitos no Iraque ou Afeganistão? Claro que não. O único motivo possível para a perseguição copta é a sua religião porque, sem ela, um copta é um cidadão egípcio, alemão, francês, etc. Ou seja, o objetivo é um ataque aos cristãos, especialmente as minorias coptas já tão perseguidas no Egito]

Stefan Paris, porta-voz do Ministério do Interior alemão, confirmou que o bispo copta Anba Damian tinha alertado o Executivo de Berlim para possíveis ameaça contra os coptas no país, nomeadamente por ocasião do Natal ortodoxo que se celebra na noite de quinta para sexta-feira.

Em conferência de imprensa, Stefan Paris adiantou que o bispo enviara uma carta ao Governo antes ainda do atentado de Alexandria. "A polícia está a procurar determinar o nível de perigo" que correm os seis mil coptas na Alemanha, disse Stefan Paris.

http://www.coptsunited.com/Uploads/87/SA117.jpgEm declarações ao diário Bild, o bispo afirmou que a "internet está cheia de ameaças do género contra nós. A polícia criminal alertou--nos várias vezes para eventuais ataques de muçulmanos radicais. Escrevi ao Ministério do Interior para pedir protecção". [primeiro, não existe essa de muçulmano radical. É como falar em água molhada, uma redundância. Todo muçulmano que vive num país onde sua crença é majoritária é radical. Muçulmanos "paz e amor" só no ocidente onde eles, por enquanto, são minoria. Por que eles resolveram atacar na França e na Alemanha? Porque seu número aumentou e muito graças a imigração. Na Inglaterra, por exemplo, o número de muçulmanos saltou de 1 milhão para quase 3.7 milhões em pouco mais de 9 anos. Na França há bairros onde não há a presença de cristãos, regiões inteiras de Paris onde o islã é a lei.]

Por seu turno, a polícia de Paris reforçou a segurança junto às igrejas ortodoxas e lançou uma investigação após ter recebido uma queixa por ameaças terroristas, dois dias após o atentado de Alexandria. "Estas ameaças não são fantasia. Aqui, somos livres, não podemos aceitar estas ameaças", disse o padre Girguis Lucas, da paróquia de Santa -Maria e S. Marcos de Châtenay-Malabry, nos arredores de Paris, e que conta com cinco mil fiéis coptas. No total, a França tem 250 mil cristãos coptas. [na França não deveria haver coptas. Não sou contra os coptas, é claro. Mas a presença deles, especialmente com um número expressivo, é sinal do êxodo dos cristãos do oriente. O padre Giurguis desta "aqui, somos livres", porque no Egito, terra natal copta, a pressão é tamanha que ser cristão é altamente perigoso. Eles fogem para outros países em busca de paz, mas sabe como é, o islã é persistente.]

O padre Lucas contou ter apresentado queixa à polícia após ser alertado por um dos seus fiéis para "as ameaças lançadas na internet por mujahidines islâmicos que anunciam outros atentados na Europa e mais particularmente em França e que citam a nossa igreja".

Fonte:DN Globo

****
A tristeza e a indignação não são apenas pelos recentes ataques em Alexandria. Procure na internet e você descubrirá casos de atrocidades cotidianas no oriente médio. Cristãos agredidos, torturados, alguns até são atacados com garrafas com ácido quando deixam suas igrejas. São casos chocantes.
Quando o então cardeal Ratzinger afirmou, lá pelo ano de 1997, que a Europa deveria dar prioridade a imigração cristã, todos se posicionaram contra o cardeal "racista", o islamofóbico panzerkardinal. Agora a Europa colhe os frutos da sua "generosidade" e a da sua abertura.

Um comentário:

Aline Michele disse...

Para o isla não existe ecumenismo, não entendo por que aqui no ocidente várias autoridades ficam batendo na tecla de que os cristãos tem que respeitar o islã, enquanto nos lugares onde o islã tem a maioria cristãos, principalmente se forem católicos, são martirizados todo dia. Para mim isso é um má interpretação do "dar a outra face".

Aproveito para saudá-lo pela qualidade desse blog, o descobri a poucos dias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...