domingo, 15 de maio de 2011

Dioceses Ignoram Existência de Universae Ecclesiae

Por enquanto...

Não podemos nos enganar e achar que a Instrução Universae Ecclesiae está ai só para complementar Summorum Pontificum e esclarecer pontos onde os piedosos bispos encontraram dificuldades em aplicar o Motu Proprio. Não!

O documento foi publicado para pressionar muitos prelados em todo o mundo que se recusavam, através dos mais esdrúxulos artifícios, aplicar as diretrizes do Motu de 2007. Claro que ele também ajudou a clarear algumas coisas para os bons bispos que, de bom coração, tentavam harmonizar a vida diocesana.

Mas parece que a coisa vai se repetir exatamente como aconteceu em 2007. Os bispos do Brasil vão simplesmente ignorar a existência de tal documento e do direito dos leigos e sacerdotes.

Em 2007 praticamente cinco sites das dioceses reportaram a existência de Summorum Pontificum e esse número não cresceu muito depois de 3 anos. Manter o segredo é a alma da resistência dos bispos! "Não comente, nem com uma pequena nota, porque se os leigos souberem, os leigos vão querer".

Na minha diocese, por exemplo, em nenhum site paroquial, nem na página da diocese há uma referência ao Summorum Pontificum. O jornal diocesano também fez-se de surdo e mudo.

Universae Ecclesiae ainda é fresca, mas nenhum site diocesano do Brasil o divulgou (até agora, 15/05). Ou melhor, dois sites publicaram.

A catedral de Campina Grande (reproduzindo artigo do Zenit) e os Arautos do Evangelho.
O site da CNBB ignorou a publicação, é claro.

Também sejamos justos, normalmente os sites diocesanos não são atualizados instantâneamente e a publicação saiu numa sexta-feira, o que não ajuda. Os bispos, por sua vez, estão congregados no Santo Sínodo em Aparecida e uma reação imediata tamém não era esperada.

Mas fiquemos de olhos e mouses bem ativos nos seguintes sites:

Arquidioceses de

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Olinda Recife
  • Salvador
  • Ribeirão Preto
  • Belo Horizonte

Além do site da CNBB, em todas as suas regionais.

3 comentários:

Eduardo disse...

Oxente! No site da Catedral de Campina Grande??? É quase um milagre...Em se tratando do bispo daqui em disposição à missa é mais fácil Cardeal Kasper celebrar uma crisma no rito tridentino.

Paulo Santos disse...

No site da Arquidiocese de SP eles publicaram logo que saiu o Summorum Pontificum.

Espero que façam o mesmo com a Universae Ecclesiae!

Anônimo disse...

Não sei quando nem quem mas há uns 20 (ou até um pouco mais) anos atrás um bispo brasileiro disse que a Igreja no Brasil já era Cismatica e que Roma só não a excomungou por motivos políticos, ou seja, seria um prblema enorme excomungar uma Igreja tão vatsa que é a Igreja no Brasil. Mas segundo esse bispo aqui no Brasil a Igreja é Cismatica há muito tempo.
Por isso não é de se estranhar esse desdém pelo o que é REAL na vida Católica, ainda mais quando vem diretamente de Roma.

Infelizmente não lembro o nome do bispo e não sei se ainda é vivo, ouvi apenas o Olavo de Carvalho comentando o que o bispo disse.

Augusto Primo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...