49ªAG: Bispo de Bragança Paulista fala sobre a revisão do Missal Romano
POR: CNBB
Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista (SP), e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, falou, hoje, 6, na Coletiva de Imprensa da 49ª Assembleia Geral da CNBB, sobre assuntos ligados a liturgia, destacando a revisão que está sendo feita do Missal Romano.
“O Missal Romano é o livro por excelência, ao lado do Lecionário, que contém todas as orações e celebrações da eucaristia. Então estamos revisando todo o Missal Romano, os bispo estão aos poucos lendo e fazendo suas considerações, depois enviamos a Roma, para a Santa Sé, para que ela faça então a aprovação final e passe a ser vigorado esse novo Missal”, disse dom Sérgio.
O bispo de Bragança Paulista destacou também as celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II. Segundo ele, está sendo preparado um seminário para o próximo ano que marcará a data.
Dom Sérgio destacou ainda o trabalho feito pela Comissão de Liturgia da CNBB que está desenvolvendo um subsídio que versa sobre os espaços litúrgicos contemporâneos. “Para facilitar o mistério, a equipe da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia está elaborando um subsídio que fala dos espaços ideais para os templos de hoje, do nosso tempo. Templos que favoreçam o encontro pessoal com Jesus Cristo, de acordo com as novas mentalidades e a nova realidade”.
As celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II também foi destaque na fala do bispo. Segundo ele, está se preparando um seminário nacional que estudará o documento Sacrosanctum Concilium. “O Concílio Vaticano II, foi um evento que mudou os rumos da nossa Igreja, então estamos preparando um grande seminário sobre o documento Sacrosanctum Concilium, que deu um novo horizonte para a celebração do mistério de Cristo na Igreja a partir do tempo. Documento este que influenciou depois um grande documento que fala da própria Igreja, a Lumen Gentium e também a constituição Dei Verbum, sobre a Palavra de Deus. Então está havendo todo um trabalho de estudo e conhecimento sobre esses documentos.
****
O que será que vem por aí? O que nós podemos tentar entender por "templos que favoreçam o encontro pessoal com Jesus Cristo, de acordo com as novas mentalidades e a nova realidade". Tremo só de pensar.
Sinceramente eu pensei que a única mentalidade disponível para guiar a construção de um templo católico era a de louvar a Deus no melhor local possível. Vai ver estou defasado, essa ideia virou coisa do passado.
A nova edição do missal ordinário será produzida com uma ausência de velocidade e urgência nunca antes vista na história desse país.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Um comentário:
- Rodrigo Motα disse...
-
"templos que favoreçam o encontro pessoal com Jesus Cristo, de acordo com as novas mentalidades e a nova realidade"... Espere mais templos com o altar no meio e a assembléia toda em volta, como a capela do seminário da minha diocese (Itapetininga - SP)...
- 9 de mai. de 2011, 09:35:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)