Como eu já havia relatado aqui, o cardeal Prefeito da Signatura Apostólica, Dom Raymond Leo Burke, rezou em frente a uma das maiores empresas (!) do aborto do mundo, a internacional Planned Parenthood.
O momento de oração se deu sem maiores problemas. Não houve "embate" com os abortistas que, dessa vez, fizeram ouvidos surdos e não reagiram. Penso que eles ouviram muito bem as orações piedosas e os rosários do Cardeal e das pessoas ali reunidas, mas preferiram não mexer com um Ministro do Vaticano por medo da repercussão negativa que isso teria justamente agora, nos EUA, onde eles tentam passar a imagem de "aborto paz e amor" para impedir que o governo corte o financiamento público do assassinato de inocentes.
De qualquer forma, ouvindo ou não, a demonstração do cardeal foi inspiradora, como já esperávamos. Parabéns! Aliás, parabéns é muito pouco para o cardeal nesse momento realmente histórico da luta pela vida.
O gesto humilde de Dom Burke e das pessoas que o acompanharam é tão profundo de significado que tentar mensurá-lo com palavras é injusto.
É essa a atitude fundamental de um pastor que o povo católico precisa ver e ouvir. É essa coragem apostólica que falta para os católicos, muitos bispos inclusive, para uma defesa da vida. A defesa da vida não pode ficar contida em cartazes e documentos de estudo, mas deve, antes de tudo, ir às ruas e penetrar nos corações.
De longe Dom Burke é o melhor e mais corajoso cardeal do colégio. Dom Burke para Papa!