sábado, 7 de janeiro de 2012

Bispo anglicano é recebido na Igreja

Robert Mercer, com seu padrinho, e Mons. Keith Newton e os padres concelebrantes


O Ordinário do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, Mons. Keith Newton, recebeu o ex-bispo anglicano Robert Mercer como leigo católico. A cerimônia, aguardada com muita alegria, aconteceu hoje em Portsmouth, na igreja de Santa Ágata.

Robert Mercer é natural do Zimbabwe, tendo sido membro da Comunidade da Ressurreição por 49 anos. De 1977-89 ele serviu como bispo anglicano de Matabeleland e de 1989-2005 ele atuou como bispo metropolita da Comunhão Anglicana Tradicional (TAC) do Canadá. Aposentou-se em 2005 e se tornou visitador episcopado da TAC no Reino Unido.

A cerimônia aconteceu não num templo católico, mas numa igreja pertencente à TAC no Reino Unido. Mons. Newton celebrou e pregou, mas antes fez a leitura de uma carta de cumprimento ao ordinário da TAC no país.

O rito usado para a liturgia de recepção foi aquele contido no Book of Divine Worship, editado na década de 90 para acolher os padres anglicanos dos EUA que deixavam a igreja episcopal para comungar com Roma. O livro, cujo uso é autorizado apenas para os padres da provisão pastoral dos EUA - e agora também para o Ordinariato da Cátedra de Pedro - preserva uma parte sensível do Book of Commom Prayer (o missal anglicano) de 1928 e de 1979, além do missal romano moderno. O uso é permitido aos ex-anglicanos dos EUA porque é um livro cuja base foi o Book of Commom Prayer anglicano dos EUA, que é bem diferente do Britânico.

O Ordinariato inglês, diferente do seu par norte-americano, ainda está trabalhando junto aos oficiais do Vaticano para desenvolver uma liturgia em sintonia com a Anglicanorum Coetibus, ou seja, uma liturgia que preserve o patrimônio anglicano, mas que seja plenamente católica.

Pelas fotos podemos ver Mons. Newton usando paramentos tradicionais e a dalmática pontifical, ainda que ele não tenha a plenitude do sacerdócio. Esta é uma das provisões da Anglicanorum Coetibus, dar ao Ordinário as insígnias episcopais. Vemos na foto em destaque três, dos 6 bispos anglicanos convertidos recentemente ao catolicismo. O agora Pe. Edwin Barnes, Mons. Newton e Robert Mercer, cuja ordenação sacerdotal poderá ocorrer em breve.


Com informações e foto de: The Anglo-Catholic Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...