sexta-feira, 23 de maio de 2014
Arcebispo Católico visita Coréia do Norte
Agência ANSA
O arcebispo de Seul, Andrew Yeom Soo-jung, é o primeiro cardeal católico a pisar na Coreia do Norte. Segundo a agência Fides, o religioso atravessou a fronteira e realizou uma breve visita à zona industrial de Kaesong, área onde cidadãos do país trabalham lado a lado com moradores da Coreia do Sul.
A viagem de Yeom - que também é administrador apostólico da diocese de Pyongyang - ao local que é símbolo da cooperação entre as duas nações teve como objetivo deixar aos operários católicos uma mensagem de encorajamento e esperança.
"Esperamos que a visita do arcebispo ajude a melhorar as relações entre Norte e Sul", disse um porta-voz do Ministério da Unificação de Seul.
***
Nota - A diocese de Pyongyang cobre todo o território da Coréia do Norte, sendo a única estrutura católica no país. Embora tenha sido criada oficialmente como diocese só em 1962, desde 1949 não conta com nenhum sacerdote e seu primeiro e único bispo, Francis Hong Yong-ho, foi dado como desaparecido até 2013, ano em que o Vaticano simbolicamente reconheceu a sua morte nas mãos do regime comunista. O local e as condições da morte do bispo não são conhecidas, mas acredita-se que tenha sido fuzilado junto com sacerdotes, religiosos e milhares de leigos que o ditador Kim Il-sung considerava como espiões do Ocidente. A população católica da Coréia do Norte foi oficialmente extinta na década de 50.
Assinar:
Postar comentários (Atom)