quarta-feira, 7 de maio de 2014

FATO. Capitão do Sínodo - Cardeal Baldisseri quer uma mudança sobre a Doutrina do Matrimônio.

Secretário do Sínodo quer uma mudança no magistério sobre o matrimônio.

(EDWARD PENTIN | National Catholic Register | Tradução e destaques blogonicus) - Num acontecimento suscetível de causar mais inquietação sobre o próximo sínodo sobre a família, o secretário-geral do Sínodo dos Bispos deu uma entrevista em que diz que quer uma mudança no ensinamento da Igreja sobre o casamento.

De acordo com o jornal belga De Standaard, o Cardeal Lorenzo Baldisseri afirmou que é hora de atualizar a doutrina da Igreja sobre o casamento, por exemplo, relacionado ao divórcio, à situação dos divorciados e pessoas em união civil. Os comentários do cardeal aparecerão numa entrevista exclusiva na revista cristã semanal Tertio, publicada às quartas-feiras.

"A Igreja não é atemporal, ela vive entre as vicissitudes da história e o Evangelho precisa ser conhecidos e experimentado pelas pessoas hoje", afirmou o cardeal Baldisseri.

"É no presente que a mensagem deve estar, com todo o respeito pela integridade de quem recebe a mensagem. Nós, agora, temos dois sínodos para tratar deste tema complexo da família e eu acredito que estas dinâmicas em dois movimentos permitirão uma resposta mais adequada às expectativas das pessoas", afirmou o secretário geral do Sínodo dos Bispos

O cardeal italiano também notou que a "Familiaris Consortio" do Papa João Paulo II, o último grande documento eclesial sobre o assunto, tem 33 anos.

O cardeal Baldisseri, 73, confirmo na entrevista que o Papa Francisco deseja que os bispos locais sejam seriamente envolvidos no governo global da Igreja e para que exista um novo balanço entre centralização e autonomia local.

Como secretário geral, a função principal do Cardeal Baldisseri é administrativa e envolve auxiliar na preparação da exortação apostólica  que o Papa irá publicar com base nas recomendações do Sínodo.

Um diplomata vaticano, o cardeal tem licenciatura em teologia dogmática e doutorado em direito canônico.


***

Com palavras como as reproduzidas acima sabemos por que Baldisseri foi promovido à chefe do Sínodo. Sua primeira tarefa foi desestabilizar a doutrina da Igreja através de um [infame] questionário enviado aos bispos contendo questões relativas à assimilação da doutrina da Igreja sobre o matrimônio e a vida familiar. Qualquer habitante do planeta Terra saberia, de antemão, quais seriam as respostas. O magistério da Igreja sobre  o tema está corroído, mas não por culpa de um suposto descompasso com os tempos modernos, como sugere Baldisseri, mas por culpa única e exclusiva dos pastores de almas - padres e bispos - que se "esqueceram" de ensiná-lo na sua integridade, permitindo todo tipo de deturpação e imundície.

Se o documento de João Paulo II está desatualizado, e portando já não corresponde "às expectativas das pessoas", o que poderíamos dizer do Vaticano II, com seus 50 anos? Ele ainda significa algo? Ou seu magistério seria superior ao do Papa?



















Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Danilo, creio que é um momento de transição na Igreja, é cardeal pra lá,bispo pra cá, padre por alí. Mas ninguem sabe ao certo o que vai acontecer,D.Baldisseri pode ter dado uma opinião pessoal? Estaria a Imprensa sensacionalista criando mais um factoide? Ou D.Baldisseri teria deixado escapar alguma decisão já programada do Sinodo? Não sabemos, Particularmente tambem acho que casais de segunda união que vivem santamente na lei da Igreja deveriam ter uma segunda chance na Eucaristia, apenas uma segunda chance e não mais! De qualquer forma como diz o dito popular, E esperar para ver!
Grande abraço e a paz do Senhor Luiz Augusto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...