terça-feira, 20 de maio de 2014

Pequena esperança para o Sínodo?

O cardeal arcebispo de Manila, Filipinas, Dom Luis Antonio Tagle foi nomeado pelo Papa Francisco como um dos presidentes do próximo Sínodo para a Família, a ser realizado em outubro próximo. Ao lado de outros dois cardeais, Andre Vingt-Trois, de Paris, e Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, Dom Tagle parece indicar uma pequena esperança para que a reunião não termine na subversão da Doutrina Católica como desejam "de joelhos" os bispos alemães, belgas, suíços e austríacos.

(Catholic Herald) O cardeal Luis Antonio Tagle se disse "chocado" pelas respostas ao questionário enviado pela Igreja [Secretaria do Sínodo] sobre o ensinamento da Igreja sobre a família, que é o assunto da próxima Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos.
Falando ao Catholic News Service, o cardeal afirmou que achou as respostas "chocantes, se me permitem usar essa palavra... porque em quase todas as partes do mundo o questionário indicou que o ensino da Igreja sobre a família não é claramente compreendido pelas pessoas".
Ele acrescentou: "A linguagem através da qual a Igreja propõe o ensino parece ser uma linguagem pouco acessível para as pessoas. Essa é a minha esperança, não por uma mudança - como você mudaria ensinamento bíblico? Mas talvez uma pastoral real e preocupação evangélica para a Igreja: como apresentamos a Boa Nova da família a esta geração, com essas limitações, com suas grandezas e experiências únicas?

O cardeal Tagle não se enquadra, de nenhuma maneira, no grupo dos cardeais tradicionalistas ou conservadores. Entretanto goza daquela honestidade intelectual que falta aos seus pares de língua alemã. Sendo um dos presidentes, realmente espero que o cardeal ajude a conduzir a discussão para esse tema "pastoral" tão importante que é assimilação e a vivência da doutrina católica na sociedade moderna. Só dessa forma poderemos colher bons frutos - realmente muito bons - do próximo Sínodo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...