segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Síndrome Maciel - Chile

A Congregação para Doutrina da Fé apurou e concluiu que Pe. Fernando Karadima (foto) é culpado de vários abusos sexuais de jovens do sexo masculino. Pe. Karadima abusava dos jovens quando ouvia as confissões.

A Congregação proibiu o padre de exercer qualquer ministério público, de ouvir confissões de qualquer pessoa ou oferecer assistência espiritual. O padre, segundo a mesma congregação, deverá se recolher a uma vida de penitência e reparação pelos seus crimes.
"Fernando Karadima Fariña, nasceu em 1930, é um importante padre católico chileno, fundador de um grupo religioso, dos quais vários membros ocupam altos cargos na hierarquia eclesiástica do Chile, inclusive, no episcopado" (cf. IHU).

Parece que a crise dos fundadores não conhece um fim. Vários sacerdotes que, num passado não tão distante, iniciaram diversos tipos de movimentos religiosos tinham grandes esqueletos no armário.

O caso mais importante foi do Pe. Maciel, fundador dos Legionários de Cristo. Com a queda de Maciel, um dos sacerdotes mais influentes do mundo (especialmente na Cúria Joãopaulina), os outros seguiram como numa filá de dominós. Antes da desgraça do Pe. Maciel, os fundadores pareciam intocáveis. Roma, contudo, percebeu que os fundadores dos últimos 50 anos estão bem longe dos ideais de santidade dos grandes padres fundadores como Inácio de Loyola, João Bosco, Antonio Maria Claret e tantos outros.

Isso acontece, na minha modesta opinião, quando alguns sacerdotes são canonizados em vida. Todos esses fundadores depravados e também alguns superiores gozaram dos mais alto prestígio terreno possível. A conta é cobrada agora.

Fica uma lição para todos os membros dessas novas comunidades, para que aprendam a não endeusar seus fundadores e, se eles realmente são modelos de virtude e santidade, deixem que a Igreja lhes dê o justo lugar nos altares.

4 comentários:

  1. Qual a "congregação dele" o que ele fundou? Tem alguma fonte?

    ResponderExcluir
  2. É, A CADA DIA QUE PASSA OS MOVIMENTOS MODERNISTAS CARISMÁTICOS RADICAIS APROVADOS NO PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II E TAMBÉM DO ATUAL PAPA BENTO XVI, ESTÁ MOSTRANDO PARA O QUE VIERAM: ESCÂNDALOS E MAIS ESCÂNDALOS!

    SERÁ QUE OS FUNDADORES DE MOVIMENTOS CARISMÁTICOS RADICAIS MODERNISTAS NO BRASIL TAMBÉM ESTÃO ESCONDENDO ALGUMA(S) COISA(S)?

    QUAL SERÁ O TEMPO QUE ESCÂNDALOS DA RC"C" OU DE SEUS TENTÁCULOS COMO A CANÇÃO NOVA IRÁ COMEÇARÁ A VIR A TONA? ME REFIRO A ESCÂNDALOS SEXUAIS POIS ESCÂNDALOS JÁ ACONTECEM E MUITO DENTRO DESSAS SEITAS MODERNISTAS RADICAIS.

    É SÓ VER COMO É COMUM, MUITO COMUM, PADRÊDOS CARISMÁTICOS LARGAREM A BATINA POR UM RABO DE SAIA (PADRÊCO ZECA DO MOVIMENTO RADICAL CARISMÁTICO DEUS É DEZ E OUTROS).

    ResponderExcluir
  3. Ana Maria
    O padre, pelo que li, vai recorrer do disposto pela Doutrina da fé. O cardeal emérito de Santiago do Chile está levando ao Vaticano um dôssie completo com as acusações e a defesa do padre.
    Ele fundou a União Sacerdotal do Sagado Coração, mas é mais conhecido por sua influência na formação do clero chileno.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...