sexta-feira, 11 de março de 2011
Missa Tradicional cancelada nos EUA
Anunciada para o mês de abril, como uma homenagem do Instituto Paulus ao Santo Padre pelo aniversário da sua eleição, a missa tradicional no Santuário Basílica da Imaculada Conceição, em Washington D.C, foi cancelada.
O presidente do Instituto, Paul N King, enviou uma mensagem onde afirma que o celebrante, arcebispo DiNóia (secretário da Congregação para o Culto Divino), desistiu do convite para rezar a missa por causa de "uma mudança de circunstâncias". Mais detalhes são, até o momento, impossíveis.
Ao que tudo indica foi a cúpula da arquidiocese de Washington que não desejou repetir a missa na sua forma extraordinária. No ano passado a missa foi, pela primeira vez em quarenta anos, celebrada na Basílica e transmitida ao vivo pela rede de TV EWTN, sendo um retumbante sucesso e um marco do ano de 2010 nos EUA.
Isso me lembra um pouco a missa de aniversário da Latin Mass Society onde o então arcebispo Raymond Burke, já trabalhando no Vaticano, passou por uma situação imensamente desconfortável ao ver sua entrada na diocese de Westminster proibida (delicadamente, é claro!) pelo então cardeal-arcebispo Cormac Murphy O'Connor.
Se realmente o cancelamento da missa aconteceu por causa de algum ato da Cúria de Washington, isso só mostraria o quão repetitivo e nada criativos são os monsenhores e cardeais que odeiam a missa tradicional... e seria um claro sinal da sua estupidez, porque francamente, um tradicionalista feliz é controlável, mas um bravo...
Fonte: Rorate / WDTPRS
Assinar:
Postar comentários (Atom)